Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2013

    SECÇÃO: Desporto


    O "filme" do desporto valonguense em 2013

    foto
    24, 26, e 27 de janeiro: Como já vem sendo hábito de há uns anos a esta parte o ano civil começa com festa para a Secção de Basquetebol do CPN. O mesmo será dizer com títulos, sendo que no derradeiro fim-de-semana de janeiro as juniores cepeenistas arrecadaram – pelo segundo ano consecutivo – no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira o cetro de campeãs distritais, levando a melhor sobre a concorrência composta por Núcleo Cultural de Recreativo de Valongo, Coimbrões, e Académico do Porto. Mas este era só o começo de (mais) um ano memorável para o basket propagandista.

    FEVEREIRO

    1, 2, e 3 de fevereiro: Depois das juniores foi a vez das cadetes trazerem para as cada vez mais recheadas vitrinas do CPN um novo título distrital de basquetebol feminino. Na fase final do Campeonato Distrital da citada categoria, decorrida em Matosinhos, as cepeenistas trilharam um percurso 100 por cento vitorioso, com três vitórias – ante Juvemaia, Desportivo da Póvoa e Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo – em outros tantos encontros realizados.

    9 e 10 de fevereiro: Pelo segundo ano consecutivo a freguesia de Sobrado foi palco da fase final do Campeonato Nacional de Hóquei de Sala. Depois de em 2012 as meninas do Belenenses terem alcançado em terras sobradenses o histórico tricampeonato nacional, foi agora a vez dos rapazes da Associação Desportiva de Lousada somarem mais um título ao seu rico palmarés, após terem deixado para trás a concorrência composta pelas equipas do Futebol Benfica, da Académica de Espinho, do Viso, do Sport e do Carris. Ao vencerem no derradeiro encontro da fase final – ocorrida no Pavilhão Municipal de Sobrado – a equipa espinhense, os lousadenses arrecadaram então pela nona ocasião em 10 anos (!!!) o título máximo do hóquei de sala lusitano na categoria de seniores masculinos.

    foto

    De 13 a 24 de fevereiro: Durante uma semana e meia o centro comercial Parque Nascente (em Rio Tinto) foi o palco de uma dezena de finais de competições alusivas ao universo Bilharsinde. Organizadas pelo Voxx Club de Bilhar (de Ermesinde) as provas contaram com a presença de mais de uma centena de bilharistas, alguns deles de alto gabarito internacional! Quanto a títulos propriamente ditos a Taça Bilharsinde Júnior foi conquistada pelo C.S. Trofa, ao passo que a Bilharsinde Cup, prova destinada às senhoras, foi arrecadada pelo conjunto das Amigas do Bilhar. No plano individual esta última equipa também fez a festa, já que a sua jogadora Sérgia Queirós venceu a Bilharsinde Cup Individual. No plano masculino a prova de 64 Duplo KO Individual foi conquistada pelo tri-campeão da Europa Manuel Pereira, jogador este que juntamente com João Sousa iria ainda ganhar o certame de 32 KO Duplo Tacada Escocesa (em pares). Já a Taça Liga Bilharsinde, que contou com a presença de 24 equipas, foi ganha pelo poderoso combinado nacional Clube de Bilhar Pedro Grilo, enquanto que a Taça Liga Bilharsinde Individual também ficou na posse deste clube, mais concretamente através do seu jogador João Sousa. Mas os festejos de Pedro Grilo e companhia não se ficariam por aqui, já que esta equipa iria ainda triunfar na Taça Superliga Bilharsinde e na Taça Superliga Bilharsinde Individual, nesta última competição de novo na sequência das tacadas vitoriosas de João Sousa.

    MARÇO

    foto

    16 de março: A nossa freguesia recebeu neste dia alguns dos melhores jogadores de damas nacionais, os quais no polivalente da Escola Secundária local disputaram o I Open de Damas Clássicas de Ermesinde. Certame que se desenrolou pela mão do Núcleo de Damas de Ermesinde/Café Avenida, coletividade que contou ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Damas, da Associação de Damas do Porto e da Junta de Freguesia de Ermesinde. Ao todo estiveram presentes 70 damistas, em representação de equipas vindas de Mangualde, Viseu, Vizela, Gondomar, Valadares, Vila do Conde, Lobão, Coimbra, Aveiro, Santo Tirso, S. Pedro da Cova, São João da Madeira, e claro está, Ermesinde. Entre os nomes sonantes destacou-se o do maior jogador português de todos os tempos, Vaz Vieira, que foi aliás alvo de uma homenagem durante o evento. Paralelamente foi disputado pela primeira vez a nível nacional um torneio destinado ao escalão sub-15.

    ABRIL

    7 de abril: A Piscina Municipal de Valongo acolheu a 9ª edição do Torneio de Natação “Cidade de Valongo”, certame que contou com a presença de 172 atletas oriundos de 13 clubes. Organizado conjuntamente pelo Clube de Natação de Valongo (CNV) e pela Câmara Municipal, o torneio correu de feição ao conjunto da casa, a julgar pelos resultados obtidos. Em termos de classificações finais, o CNV conquistou o 2º lugar do pódio de cadetes, tendo o vencedor sido a equipa da Gespaços, enquanto que na terceira posição ficou o Ginásio de Santo Tirso.

    A organização atribuiu ainda prémios aos três atletas mais pontuados. Assim sendo, o valonguense Nélson Martinho foi o nadador com mais pontos obtidos na vertente masculina, enquanto Mariana Vale ficou no terceiro lugar, no que toca à categoria feminina.

    De realçar ainda as vitórias de Nélson Martinho nas provas de 100m livres e nos 100m mariposa, bem como o triunfo da equipa masculina nos 4X50m estilos.

    20 de abril: Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Alfena sentiu a adrenalina das corridas de automóveis no seguimento da realização do Rally de Alfena – Terra do Brinquedo, certame pontuável para o Campeonato Open de Ralis. Organizada pelo Clube Aventura do Minho, a competição foi composta por quatro provas especiais que totalizaram aproximadamente 55 km, tendo os concorrentes efetuado uma dupla passagem pelos troços de Alfena, Agrela, Vila da Luz, e Maia. Entre os muitos pilotos presentes destacou-se o ermesindense Nuno Almeida.

    foto

    25 de abril: Cerca de duas centenas de crianças deram vida a mais uma edição da Corrida Juvenil “25 de Abril”, certame organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde, e que este ano contou com a preciosa colaboração do Clube Zupper.

    27 e 28 de abril: O Clube de Ténis de Ermesinde (CTE) sagrou--se vicecampeão regional interclubes na variante feminina. A competição decorreu em casa do CTE, isto é, os courts da Vila Beatriz, e além da equipa da casa teve como participantes os combinados do Lawn Ténis Clube da Foz e do Lousada Ténis Atlântico.

    30 de abril: Incontornável figura da história do Clube de Propaganda da Natação (CPN), Agostinho Pinto foi neste final de abril nomeado pelo sítio “Planeta Basket” como um dos 100 melhores treinadores de basquetebol da história, no que ao plano nacional diz respeito. Segundo o “Planeta Basket” – conceituado jornal on line dedicado à modalidade – esta iniciativa – de nomear os melhores treinadores – visa mencionar os técnicos que ao longo dos últimos 100 anos contribuíram para o desenvolvimento do basket em solo lusitano.

    MAIO

    foto

    19 de maio: O Ermesinde Sport Clube despediu-se da sua massa associativa com uma vitória diante do Alpendorada, em jogo a contar para a 34ª e última jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP). Em termos de classificação final os ermesindistas ficaram no 17º lugar, despromovidos portanto, com 28 pontos. Este seria o último jogo oficial da vida do septuagenário emblema que poucas semanas mais tarde iria entrar num beco sem saída!

    JUNHO

    4 de junho: Pela primeira vez na história da Superliga Bilharsinde (SB) uma equipa conseguiu pelo segundo ano consecutivo conquistar o título do principal escalão da competição. Equipa essa que dá pelo nome de Clube de Bilhar Pedro Grilo, conjunto que na noite de 4 de junho derrotou o combinado do Paraíso da Cidade “A” na final da 1ª Divisão da prova rainha do Voxx Club de Bilhar.

    Na mesma noite decorreram as finais dos restantes quatro escalões da SB, sendo que na 2ª Divisão o título foi parar às vitrinas da New Academy, que este ano fez a sua estreia na competição, enquanto que o Salão de Jogos Bola 3 fez a festa no terceiro escalão.

    À semelhança da 2ª Divisão também a 4ª Divisão foi conquistada por uma equipa que em 2012/13 fez a sua estreia na SB, neste caso o Café Pop , que na grande final desta divisão derrotou o Centro de Ciclistas de Gondomar. Por fim, a 5ª Divisão, cuja final colocou frente a frente dois dos mais antigos conjuntos da história da SB, Café Laser e Café Mosteiro, duas equipas que participam na competição desde a primeira edição, e que no salão do Paraíso da Cidade lutaram entre si para ver quem ficava com o título do quinto e último escalão da prova. Foram mais felizes os bilharistas do Laser.

    7 de junho: Os dinâmicos ermesindenses Clube Zupper levaram a cabo neste dia a 1ª edição da Corrida Cidade de Ermesinde, prova (de 10 km) cuja partida foi dada no Parque Aventura da Lipor, que a par da Junta de Freguesia de Ermesinde e da Câmara Municipal de Valongo foi um dos parceiros dos zuppers nesta corrida cuja meta estava instalada junto ao parque urbano. Presentes estiveram exatamente 155 atletas (20 femininos), oriundos de diversos locais do norte do país.

    7, 8, e 9 de junho: O CPN ficou em terceiro lugar na fase final do Campeonato Nacional de cadetes femininos, certame decorrido no Complexo Desportivo de Almada e que seria ganho pelo Algés.

    15, e 16 de junho: Cerca de duas centenas de jovens atletas participaram na 5ª edição da Alfena Football Cup, organizada pela Escola-Academia Sporting/Alfena, e decorrida no Complexo Desportivo do Atlético Clube Alfenense. Destinada ao escalão de sub-9, a prova foi vencida pela equipa da casa, o Alfenense, que na grande final bateu o Gondomar por 2-0, conquistando assim pela primeira vez um título há muito desejado.

    21 de junho: Aos 77 anos de vida o Ermesinde Sport Clube (ESC) via a sua sobrevivência seriamente comprometida. Facto “extraído” da Assembleia Geral que o clube levou a cabo nesta noite dia 21 de junho, uma sessão muito concorrida no que a associados diz respeito, das mais concorridas de que há memória no passado mais recente do clube, onde se colocaram a descoberto as inúmeras fragilidades que o emblema enfrentava, e que punham em risco o seu futuro imediato. As contas apresentadas mais não confirmaram que o ESC estava num beco sem saída. Dívidas a diversos credores, à Segurança Social, e às Finanças, última entidade esta que no final de 2012 havia encerrado a atividade do clube por este não apresentar documentos fiscais desde 2009 (!) foram sinais de que o popular Ermesinde não tinha viabilidade para continuar. Perante os factos evidenciados nesta assembleia, isto é, sem solução diretiva à vista, e mergulhado numa crise financeira calamitosa, a sobrevivência do ESC foi de imediato colocada em risco, e já depois de terminada a sessão um grupo de sócios juntou-se no sentido de equacionar a criação de um novo clube.

    21, 22, e 23 de junho: Foi na Covilhã que o basquetebol do CPN arrecadou o título nacional que faltava no seu extenso e rico palmarés, o de campeão nacional de iniciados femininos. Com este cetro o clube de Ermesinde fez história na modalidade, pois tornou-se no primeiro clube a conquistar títulos nacionais em todos os escalões de formação!

    JULHO

    foto

    18 de julho: Rei morto, rei posto. 18 de julho é uma data histórica para a nossa cidade. Neste dia nasce o Ermesinde Sport Clube 1936, o sucessor do moribundo Ermesinde Sport Clube. «O Ermesinde Sport Clube 1936 nasce com o objetivo de dotar a cidade de Ermesinde de um clube que para além de fomentar a prática desportiva generalizada, promova a aquisição de hábitos de vida saudável entre os mais jovens, contribuindo para uma educação fundada em princípios de urbanidade e desportivismo, tornando o clube num agente nevrálgico da cidade, promotor cultural, recreativo, económico e desportivo». Foi desta forma que semanas mais tarde, mais concretamente na noite de 2 de agosto, a mais jovem coletividade desportiva da nossa freguesia se apresentou oficialmente à comunidade local, dando assim o primeiro passo de uma caminhada que se sonha ser de glória. Desportivamente o novo Ermesinde iria começar do zero, isto é pela divisão mais baixa da Associação de Futebol do Porto.

    AGOSTO

    foto

    De 7 a 18 de agosto: Agosto de 2013 ficará por certo nos anais da história do desporto valonguense, graças à vitória da União Ciclista de Sobrado na 75ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta por intermédio do galego Alejandro Marque. Após o término da Volta a vila de Sobrado – que vive o ciclismo de uma forma muito apaixonada – explodiu de alegria, tendo sido verdadeiramente impressionante a forma como a freguesia recebeu os seus ídolos já perto da madrugada de 19 de agosto. Foram milhares os populares que nessa noite não arredaram pé do centro da vila, à espera dos novos heróis do ciclismo nacional. Dias mais tarde foi a vez da autarquia valonguense prestar homenagem pública aos heróis da Volta de 2013.

    SETEMBRO

    7 de setembro: O Clube de Bilhar Pedro Grilo vence por 9-3 o Paraíso da Cidade e conquista assim a Supertaça Bilharsinde, prova que marca o início de mais uma temporada de competições Bilharsinde.

    foto

    14 de setembro: O CPN anuncia oficialmente – numa cerimónia decorrida no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde – o lançamento da Academia Álvaro Mendes, uma escola de ténis de mesa que mais do que fazer regressar a modalidade ao clube é uma homenagem ao lendário Álvaro Mendes, figura incontornável do universo cepeenista desaparecido do mundo terrestre há precisamente três anos, e grande responsável pelo facto de o CPN ter sido num passado não muito distante uma potência nacional e internacional mesatenista.

    15 de setembro: O novo clube da nossa freguesia, o Ermesinde 1936, fez neste dia a sua estreia oficial, num jogo ante o Mocidade de Sangemil, a contar para a 1ª jornada do grupo 7 da Taça Brali, uma competição da Associação de Futebol do Porto (AFP) que em 2013//14 faz a sua estreia. Os primeiros cinco meses do Ermesinde Sport Clube 1936 foram aliás de sonho, já que em 15 encontros oficiais – 11 a contar para a Série 1 do Campeonato Distrital da 2ª Divisão e quatro alusivos à Taça Brali – o emblema de Sonhos soma 12 vitórias, dois empates, e apenas uma derrota. No campeonato os verde-e--brancos estão bem lançados para alcançar a subida logo em ano de estreia, já que no final do ano (civil) são primeiros de forma isolada, e com menos um jogo que a concorrência mais direta, enquanto que na nova taça da AFP estão já nos quartos-de-final.

    20, 21, e 22 de setembro: O CPN organizou a 14ª edição do seu Torneio Internacional de Basquetebol. Cerca de 600 atletas em representação de 42 equipas, uma delas oriunda da vizinha Galiza, estiveram em Ermesinde num torneio desenrolado em quatro escalões de formação, nomeadamente seniores, juniores, cadetes e iniciados.

    21 de setembro: Pelo segundo ano consecutivo a Câmara Municipal de Valongo efetuou uma homenagem aos valonguenses que mais se distinguiram ao longo do ano de 2013 no que ao desporto diz respeito, ao organizar a Gala de Mérito Desportivo, evento que galardoou cerca de uma centena de atletas, treinadores, e coletividades.

    OUTUBRO

    26 e 27 de outubro: O basquetebol de formação do CPN (neste caso a equipa de sub-14) conquistou o conceituado Torneio das Estrelas de Montgermont, em França, que reúne algumas das melhores equipas europeias.

    NOVEMBRO

    23 de novembro: Terminou a aventura do Núcleo de Damas de Ermesinde/Café Avenida na edição de 2013 da Taça de Portugal, competição onde o combinado da nossa freguesia tombou nas meias--finais diante do CCD de S. João da Madeira. Nunca os damistas ermesindenses tinham chegado tão longe na competição.

    foto

    30 de novembro: Os ermesindenses do Clube Zupper sagram--se pelo segundo ano consecutivo campeões regionais de hóquei subaquático. 2013 foi aliás um ano memorável para os hoquistas zuppers, já que além deste novo título inauguraram a sua escolinha de hóquei subaquático, e viram três atletas suas serem selecionadas para representar a Seleção Nacional da modalidade no Campeonato do Mundo, que decorreu na Hungria.

    DEZEMBRO

    foto

    19 e 20 de dezembro: O ano termina com mais uma edição do Torneio CPN/Cidade de Ermesinde em andebol, destinado ao escalão de juvenis masculinos, e que para além da equipa da casa contou ainda com as presenças de Ginásio de Santo Tirso, Gondomar Cultural, e Dragon Force/FC Porto, estes últimos que seriam os vencedores do certame.

    foto

    21 de dezembro: 2013 foi um ano memorável para a Associação Desportiva de Valongo. Os hoquistas seniores da sede do nosso concelho além de repetirem a presença na final four da Taça de Portugal de 2012/13 alcançaram – na mesma época – um fabuloso quarto lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, classificação que lhe garantiu o passaporte direto para a Liga Europeia de hóquei em patins da temporada seguinte.

    E se 2012/13 foi bom, 2013/14 está a ser sensacional, já que tanto na citada competição europeia – onde os valonguenses já não participavam há mais de duas décadas –, como no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a Associação Desportiva de Valongo ocupa o 1º lugar de forma destacada!

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].