Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    354º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa

    Realizou-se na passada terça-feira, dia 3 de dezembro, o 354º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa, sendo desta vez o “Convidado Especial” José de Freitas

    O já habitual Comic Jam (cadáver esquisito de BD) foi, desta vez, da autoria de Andreia Rechena, Filipe Duarte, Luís Filipe Silva, João Sequeira e Ana Saúde, depois de iniciado, como habitualmente, pelo Convidado Especial, isto é José de Freitas.

    foto
    Biografia de José de Freitas (*)

    José Hartvig de Freitas nasceu em 1964 na Dinamarca, de pai português e mãe dinamarquesa, mas fez a sua escolaridade no Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa.

    Filho do pintor Lima de Freitas, cresceu e aprendeu a ler com as séries franco-belgas clássicas.

    É licenciado em História, com Pós-Graduação em Ciência Política e Mestrado em Antropologia. Foi professor assistente na Universidade Livre e na Universidade Nova de Lisboa.

    É também licenciado em Medicina Chinesa, área em que exerceu há muito tempo, em meados dos anos 90, e a que voltou em 2008.

    Na área editorial chegou à Devir, empresa em que desenvolveu a sua maior atividade ligada à Banda Desenhada por via de outro hobby, os jogos de personagem, e nomeadamente o Dungeons & Dragons, de que foi o introdutor em Portugal.

    Em 1990 criou a Imperium Jogos, que se dedicava à importação e comercialização de jogos deste tipo, e que iniciou uma relação comercial com a Devir no Brasil.

    Em 1998 surgiu a oportunidade da Devir editar em Portugal as revistas da Marvel, por abandono da Abril/Controljornal. Após negociações com a Panini, detentora dos direitos para o mundo, as edições regulares começaram em 1999, tendo José de Freitas assumido a direção das edições em meados de 2000.

    Na Devir foi responsável por cerca de sete anos de edições de banda desenhada, e responsável pela edição de alguns dos maiores clássicos dos comics.

    A partir de 2011 reiniciou uma atividade de free-lancer como editor, tendo sido convidado para vários projetos ligados à BD, incluindo a revista dos Gormiti. Em 2012 dirigiu a coleção Heróis Marvel, Séries 1 e 2, num total de 25 volumes, e em 2013 a coleção Heróis DC, Séries 1 e 2, num total de 30 volumes, para a Levoir e para o “Público”.

    Presenças nesta Tertúlia

    1. Adelina Menaia

    2. Álvaro

    3. Ana Saúde

    4. Andreia Rechena

    5. António Isidro

    6. Clara Lopes

    7. Filipe Duarte

    8. Gabriel Martins

    9. Helder Jota

    10. Hugo Tiago

    11. Inês Ramos

    12. João Figueiredo

    13. João Sequeira

    14. João Vidigal

    15. José de Freitas

    16. Luís Filipe Silva

    17. Manuel Valente

    18. Miguel Costa Ferreira

    19. Moreno

    20. Olivier

    21. Pedro Bouça

    22. Rui Domingues

    23. Sá Chaves

    24. Simões dos Santos

    25. Victor Jesus

    26. Vítor Nascimento

    (*) Com base na autobiografia do editor enviada à Tertúlia

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].