“Até sempre” de Fernando Batista
No passado dia 14 de dezembro o Auditório da Junta da Freguesia de Ermesinde encheu-se para assistir ao lançamento do 1º livro de Fernando Batista, um transmontano de 73 anos que há muito se radicou na cidade de Ermesinde.
Natural de Mirandela e aposentado dos Caminhos de Ferro Portugueses, Fernando Batista utilizou o tempo livre para escrever um interessante romance (editado por Ediçõesecopy) que, se por vezes pode assumir um aspeto autobiográfico, outras vezes, no desenrolar da ação, o personagem principal (Tisnando) afasta-se muito do que foi a vida do autor.
Bem escrito, recorrendo a uma prosa muito reflexiva, às vezes poética, espelha personagens vivas, cheias de carácter, sensibilidade e valores, que se torna muito agradável seguir ao longo de quase 400 páginas.
Memórias dos tempos que passaram, mas também dos tempos atuais; descrição de paisagens e costumes; críticas à situação que vivemos no presente e a algumas injustiças do tecido socioprofissional português; recordações da guerra colonial; de tudo isso se faz este romance, cuja história de amor, jurado na 2ª infância perdurou para sempre.
Na cerimónia do lançamento da obra falou o autor, para agradecer a presença dos convidados, e a colaboração dos apresentadores: Paula Catarino, da Universidade de Trás-os-Montes que, emocionada, se referiu à personalidade de Fernando Batista; e Manuel Augusto Dias que, fazendo referências muito concretas à obra e ao seu contexto histórico, apresentou “Até sempre”.
O autor conseguiu vender todos os exemplares levados para a apresentação e teve de registar dezenas de encomendas.
Por:
Manuel Augusto Dias
|