Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-10-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Dia Mundial da Psoríase celebra-se a 29 de outubro

    foto
    Os mais recentes dados sobre a incidência da psoríase em Portugal dão conta que o aparecimento da doença ocorre, maioritariamente, até aos 25 anos de idade. Dos 405 doentes entrevistados, 58 por cento dos doentes admite que o aspeto da pele afeta negativamente as relações pessoais e 69 por cento refere que a doença lhes diminui a autoestima. Os dados fazem parte do Estudo de Caracterização de Doentes com Psoríase, divulgado no âmbito do Dia Mundial da Psoríase, que se celebra a 29 de outubro.

    37 por cento dos doentes inquiridos assumiu já ter evitado pessoas, situações ou locais onde a psoríase ficasse exposta. Homens e mulheres dizem-se mais afetados pelo preconceito em idades acima dos 40 anos. Os homens indicam mais frequentemente ser-lhes restringido o acesso a locais públicos devido à doença, enquanto as mulheres referem que a psoríase tem mais impacto na sua autoestima.

    De acordo com o estudo, 56 por cento dos indivíduos diagnosticados com psoríase refere que os primeiros sintomas da doença surgem até aos 25 anos. Nas mulheres, a doença tende a manifestar-se mais cedo (em 37,3 por cento das mulheres os sintomas apareceram até aos 15 anos).

    A maioria dos indivíduos (54 por cento) encontrava-se a trabalhar a tempo inteiro aquando do aparecimento dos primeiros sintomas de psoríase e 19 por cento dos doentes estava já reformado quando a doença se manifestou pela primeira vez.

    No que respeita ao estádio da doença, 45 por cento dos doentes descreve o estado atual da sua doença como “moderado” e apenas 13 por cento indica que a sua psoríase está num estado considerado grave. No entanto, 80,4% dos doentes indica que é seguido por médicos da especialidade.

    A psoríase uma doença crónica da pele que afeta 250 mil portugueses e mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Psoríase é “Psoríase Sem Fronteiras, Tratamento Para Todos”, que pretende, simultaneamente, sensibilizar a população para o facto de que a psoríase não conhece fronteiras mas também que o acesso ao tratamento deve ser garantido a todos os doentes.

    O Dia Mundial da Psoríase, a 29 de outubro, foi celebrado mundialmente, pela primeira vez, em 2004, tendo sido instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida. Trata-se de um evento verdadeiramente global que se propõe a dar voz aos 125 milhões de pessoas que sofrem de psoríase/artrite psoriática.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].