Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 27-09-2013

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Câmara de Valongo com meia despedida

    Numa sessão sem motivos de interesse de maior, porventura o mais interessante do ponto de vista político terá sido a intervenção de despedida de Afonso Lobão, no qual o vereador agora independente praticamente anunciou o apoio à candidatura à presidência da Câmara de João Paulo Baltazar.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    No período de antes da Ordem do Dia da reunião da Câmara de Valongo, o vereador Afonso Lobão, eleito pelo PS mas entretanto tornado independente, no uso da palavra, fez uma intervenção de despedida, na qual agradeceu a João Paulo Baltazar a estima e respeito político, aliás recíprocos. E agradeceu ainda a outros atores políticos, mas declarando manter-se fiel a um pensamento socialista, embora com maior independência para dar a conhecer as suas propostas.

    Entre os agradecimentos figurou também o jornal “A Voz de Ermesinde”, embora o vereador considerasse que os seus critérios editoriais por vezes não permitissem fazer conhecer à população essas mesmas propostas.

    Agora que se afasta dos cargos públicos irá manter-se atento à realidade política e continuará a servir a comunidade, como sempre o fez, elencando as suas intervenções em prol de várias entidades, como foi o caso do Centro Social de Ermesinde, dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e Valongo, do Centro Paroquial de Sobrado, etc..

    «Foi um mandato em que se corrigiu a rota», considerou ainda, declarando dar «uma nota positiva a João Paulo Baltazar», que o fez sem tibiezas e introduziu um maior diálogo no Executivo.

    Fez depois um breve resumo dalgumas das suas intervenções, que precederam uma posterior intervenção da Câmara, como nos campos desportivos de Sobrado e Campo, na serra de Santa Justa, no pão, nas Bugiadas, no brinquedo, etc..

    E finalmente, declarando que embora não se identificasse com este Governo, considerava que nas Autárquicas o que contava eram as pessoas e, por isso, não tinha dúvidas sobre qual seria a melhor escolha para liderar a Câmara.

    Maria José Azevedo, na presunção de que haveria mais reuniões deste Executivo, guardou a sua intervenção de despedida para altura posterior mais oportuna, tanto mais que havia assuntos que careciam de ser abordados, e de que deu como exemplo a auditoria às Águas de Valongo.

    Maria Trindade Vale fez um balanço positivo do início deste ano letivo no concelho (5 300 alunos), tendo sido todo o pessoal auxiliar colocado.

    João Paulo Baltazar, agradecendo elogios referiu que os méritos eram de todos, e que a própria votação nas eleições de 2009, era reveladora do desejo de alguma mudança. «As pessoas na Câmara de Valongo colocaram o interesse público acima do seu próprio interesse e dos interesses do seu partido. Aqui aconteceu democracia», concluiu.

    A reunião aprovou depois uma série de pontos da Ordem de Trabalhos referentes a processos de obras em várias freguesias do concelho, a apoios municipais ao projeto de reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Saúde, em Susão, Valongo, e à Capela Nova do Susão, construção do Centro Catequético e de edifício para Missa Ferial, a ratificação de minuta de contrato para melhoria da eficiência energética na iluminação, e duas alterações de sentido rodoviário, na Rua Lopes das Neves, em Valongo, e num troço da Rua Alexandre Herculano, em Alfena.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].