Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 19-07-2013

    SECÇÃO: Painel partidário


    BE Valongo propõe dinamização dos espaços verdes com Desporto e Cultura

    O Bloco de Esquerda fez uma visita de trabalho ao Parque da Socer, em Ermesinde, tendo constatado que o espaço, um dos raros parques verdes urbanos da cidade e do concelho, apresenta sinais claros de degradação e de desleixo. Os candidatos bloquistas propõem a realização de um torneio de futebol entre jovens dos bairros sociais do município e actividades culturais, apresentadas pelas colectividades concelhias, como forma de dinamizar e de atrair mais pessoas a este e a outros espaços de convivialidade.

    O Parque da Socer, espaço naturalmente aprazível, sofre de visíveis sinais de abandono: ervas daninhas não aparadas, lixo no chão e no rio, papeleiras cheias, equipamentos do circuito de manutenção destruídos, piso do campo de futebol degradado, balizas sem rede e uma delas com a estrutura metálica destruída.

    Antes de mais, impõe-se reparar os danos causados pela falta de atenção a que a infra-estrutura tem sido votada pela autarquia. Mas é preciso, também, actuar preventivamente, dissuadindo os actos de vandalismo. Além de alguma vigilância profissional, é necessário sensibilizar os cidadãos para a existência deste espaço - grande parte da população desconhece-o -, convidando-os a usufruirem das suas valências.

    Esta medida pode ser implementada sem grandes custos e com enormes ganhos sociais. Por exemplo, a Câmara Municipal, em conjunto com as Juntas de Freguesia e Associações de Moradores, poderia organizar um torneio de futebol entre jovens dos bairros sociais concelhios. Por um lado, dinamizava-se o Parque da Socer e o seu equipamento desportivo e, por outro lado, contribuía-se para a integração social e para o convívio entre os jovens. Outras actividades desportivas, abertas a toda a população, são também desejáveis.

    O Movimento Associativo do Concelho, no qual há várias Associações com vocação cultural, podia encontrar no Parque Socer, nas noites de Verão, um palco privilegiado para levar as suas produções à restante população.

    O concelho de Valongo, com especial incidência nas freguesias de Ermesinde e de Valongo, tem funcionado, essencialmente, como um dormitório sem vida própria. Há que criar condições para inverter esta tendência. Somos um concelho com muitos jovens, temos de ser um concelho vivo. Mais do que morar no concelho, as pessoas têm de ser estimuladas a viver o concelho. Daí o lema da nossa campanha: Concelho Jovem, Concelho Vivo.

    Bloco de Esquerda Valongo

    06/07/2013

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].