Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-07-2013

    SECÇÃO: Tecnologias


    foto

    Setor público pode poupar cerca de um bilião de euros por ano graças ao open source – aponta Comissão Europeia comentando decisão italiana

    O novo Decreto de Desenvolvimento do Governo Monti, na Itália, faz com que a Administração Pública seja obrigada a tomar em consideração também o software livre.

    Graças a este decreto, algumas comunas decidiram começar a utilizar o software livre na sua própria entidade, com benefícios não apenas económicos, mas também de segurança, dado que os sistemas Linux são atualmente mais seguros e quase imunes a vírus.

    O sucesso então verificado nas muitas comunas que adotaram standards abertos de software fez com que a Comissão Europeia tomasse em consideração o uso destas soluções no setor público.

    E segundo um relatório recente, graças à utilização de standards abertos no setor público, é possível poupar cerca de 1,1 biliões de euros no interior da União Europeia. A Comissão Europeia lançou recentemente um guia destinado principalmente aos funcionários responsáveis pela planificação e aquisição de sistemas e serviços de tecnologias de informação e comunicação para as entidades públicas. Este guia ajudará a valorar os standards existentes de um modo correto e transparente, a fim de que se possa escolher os mais adaptados a suportar as estratégias de tecnologia de informação e comunicação.

    Assim, a pouco e pouco (graças também à crise económica) os standards abertos estão a ganhar espaço em Itália e em toda a União Europeia e devemos por isso agradecer a todos aqueles que, ano após ano se têm batido pela liberdade do software e a tantos programadores que movidos pela paixão trabalham constantemente (e sem retribuição) pelo desenvolvimento do software livre.

    Por: Lffl. Tradução AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].