Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-07-2013

    SECÇÃO: Tecnologias


    Distros em linha...

    O minicomputador Raspberry Pi revelou-se um sucesso entre os utilizadores de Linux mais voltados para a técnica e que preferem esta solução de um computador de baixo custo como sistema destinado a um propósito específico, como um centro de média, por exemplo. Daí o grande número de soluções de sistema operativo a este dispositivo dedicados que foram aparecendo, e que, na base de dados oficial da Distrowatch, não estava refletido. Até agora! Desde a semana passada que a Distrowatch lista cinco sistemas operativos criados especificamente para o Raspberry Pi, agrupados então nesta nova categoria.

    PIBANG

    http://pibanglinux.org/

    PiBang Linux é uma distribuição Linux especificamente criada para o minicomputador Raspberry Pi. Foi inspirada pelo Crunchbang Linux e é baseda nos projetos Debian GNU/Linux e Raspbian project. PiBang Linux proporciona um interface configurável Openbox e muito leve.

    PIDORA

    http://pidora.ca/

    Pidora é uma distribuição de software criada para o Raspberry Pi. Contém pacotes de software extraídos do projeto Fedora e compilados para a arquitetura ARMv6 do Raspberry Pi, pacotes especificamente escritos ou modificados para o Raspberry Pi e software da própria Raspberry Pi Foundation específico do dispositivo.

    RASPBIAN

    http://www.raspbian.org/

    Raspbian é sistema operativo livre baseado em Debian GNU/Linux e otimizado para o hardware do Raspberry Pi (a arquitetura do processador armhf). O Raspbian vem com cerca de 35 mil pacotes ou software pré-compilado apresentado num formato que permite a fácil instalação.

    RASPBMC

    http://www.raspbmc.com/

    Raspbmc é uma distribuição mínima baseada em Debian Linux cujo propósito é trazer o centro de média XBMC para o minicomputador Raspberry Pi computer, constituindo uma solução de baixo custo para HTPC (Home Theatre Personal Computer), e permitindo a mesma experiência da plataforma XBMC.

    RISC OS Open

    https://www.riscosopen.org/

    RISC OS é um sistema operativo livre não Linux criado originalmente em 1987 para os computadores Acorn Archimedes que usavam processadores ARM. Rápido, compacto e eficiente, RISC OS é desenvolvido e testado por uma comunidade de programadores e utilizadores.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].