Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2013

    SECÇÃO: Desporto


    Fotos CPN
    Fotos CPN
    BASQUETEBOL FEMININO

    CPN é campeão nacional de iniciados

    Torna-se no primeiro clube a ter no seu palmarés todos os títulos nacionais dos escalões de formação!

    (*) com CPN

    Foi na Covilhã, mais concretamente no Pavilhão da Universidade da Beira Interior, que o basquetebol do CPN arrecadou no passado fim de semana (21, 22, e 23 de junho) mais um título nacional para a sua rica vitrina, neste caso o de campeão nacional de iniciados femininos. Com este ceptro o clube de Ermesinde fez história na modalidade, pois torna--se no primeiro clube a conquistar títulos nacionais em todos os escalões de formação! Bom, passando aos factos ocorridos na fase final da Taça Nacional de iniciadas decorrida na Covilhã o primeiro obstáculo cepeenista numa caminhada que haveria de ser triunfal deu pelo nome de Coimbrões. Turma esta que entrou melhor na quadra como comprova a vantagem obtida nos primeiros instantes de jogo (19-8). Contudo, o CPN - que, recorde-se, partia para esta fase final como detentor do título de campeão distrital da categoria - soube dar a volta aos acontecimentos nos minutos que se seguiram, acabando por vencer a partida por 42-36. No jogo seguinte - realizado no mesmo dia do duelo ante o Coimbrões - as ermesindenses acusaram o cansaço do jogo inaugural, acabando por ser derrotadas pelo Seixal por apenas um ponto de diferença (29-30), sendo que o cesto da vitória seixalense aconteceu mesmo em cima do "soar do gongo".

    No dia posterior o CPN enfrentou as madeirenses do Galomar, e cedo começou a construir uma vitória fácil por claros 63-18. Ainda nesse mesmo dia um novo conjunto das ilhas se colocaria no caminho das cepeenistas, neste caso a turma do Sportiva, dos Açores, que não teve argumentos para contrariar a supremacia das ermesindenses, conforme comprova o resultado favorável a estas por 48-27.

    Perante estes resultados o CPN entrava para o terceiro e último dia da competição a depender apenas de si para ser campeão nacional. Nesse decisivo domingo, e após Coimbrões e Seixal terem vencido as suas respetivas partidas, jogou-se a "final" - assim era encarada - CPN - Carnide. Um triunfo da turma de Ermesinde dava o título a esta, ao passo que uma derrota fazia do Coimbrões o novo campeão nacional da categoria.

    Quanto ao encontro decisivo - para o CPN - a primeira parte foi de equilíbrio, sendo que ao intervalo o marcador indicava uma igualdade de 19 pontos. Na segunda metade as cepeenistas entraram decididas a fazer história, e se na entrada para o último quarto o marcador indicava uma vantagem das jogadoras de Ermesinde por 25--22 o último período foi avassalador a todos os níveis por parte das jogadoras da nossa freguesia, que alcançariam uma vitória por 40-30, e consequentemente sagravam-se campeãs nacionais de iniciadas, o único título nacional do setor da formação que faltava ao CPN.

    Para a história ficam então os nomes das seguintes atletas: Marta Figueira, Maria Neves, Catarina Almeida, Rita Pinto, Bruna Costa, Marta Santiago, Eva Pereira, Daniela Aranha, Marta Leite, Vanessa Ferreira, Sofia Fonseca, Margarida Fonseca, Marta Fernandes, Mariana Pereira, Inês Alves, Patricia Almeida e Mariana Martins, bem com os treinadores Agostinho Pinto, Ricardo Lajas (adjunto), a seccionista Paula Silva e o diretor Renato Horta.

    (Nota: na imagem de cima podemos ver a equipa que na Covilhã alcançou o ceptro de campeão nacional de iniciados).

    foto

    Terceiro lugar

    no Campeonato

    Nacional

    de cadetes

    femininos

    Terceiro lugar, foi este o lugar alcançado pela equipa de cadetes femininos do CPN na fase final do Campeonato Nacional da categoria, a qual decorreu nos passados dias 7, 8, e 9 de junho, no Complexo Desportivo de Almada. Tendo como adversários os conjuntos do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, Algés e ESSA, as cepeenistas abriram o certame precisamente ante esta última equipa, que graças a uma entrada aguerrida, concentrada e determinada - contrariamente ao CPN - cedo começou a ganhar vantagem no marcador, aproveitando as falhas defensivas das ermesindenses para sair para o intervalo a vencer por 33-23. Após o descanso o CPN corrigiu a sua postura, correndo atrás do prejuízo, acabando mesmo por dar a volta ao marcador nos instantes finais, numa reviravolta digna de uma final. Contudo, um triplo milagreiro das sulistas mesmo em cima do apito final levou o encontro para prolongamento, período onde levariam a melhor sobre as propagandistas por 60-58. Na outra partida da 1ª jornada da fase final o Algés venceu o NCR Valongo por 61-41. Perante isto, ganhava forma a ideia de que o título nacional iria ficar no sul. Na 2ª jornada, ocorrida no sábado (8 de junho), o ESSA venceu o Valongo por apenas um ponto (52-51), ficando assim mais perto do ceptro. No encontro que se seguiu o CPN entrou em campo algo descontraído ante o forte conjunto do Algés, que não se fez rogado e graças ao seu acerto exterior ganhou uma vantagem de 15 pontos a meio do segundo período. Contudo, e tal como tinha feito na véspera, o CPN acordou, e com uma excelente atitude defensiva iniciou a recuperação no marcador, saindo para o intervalo a perder por apenas cinco pontos (27-32). No recomeço o Algés voltou a distanciar-se no marcador para a casa dos 10 pontos, sem no entanto as ermesindenses darem mostras de que o jogo estaria perdido, muito pelo contrário. Correndo mais uma vez atrás do prejuízo deram a volta ao marcador, mas uma má decisão do árbitro permitiu ao adversário entrar para o último período a vencer por 47-45. E no derradeiro quarto o jogo continuou aberto, sendo que a 47 segundos do términus o empate persistia no marcador, até que um lançamento triplo - mais um! - acabou de vez com o sonho das cepeenistas em chegar ao título, acabando o Algés - que depois desse lance ainda converteu dois lances livres - por festejar um triunfo por 64-59. No terceiro e último dia, e apesar do desgaste das duas partidas anteriores, o CPN fez de tudo para ficar com o terceiro lugar e posicionar-se assim como a melhor equipa do norte na competição. No confronto direto com o vizinho e rival NCR Valongo as cepeenistas entraram fortes, concentradas e determinadas, começando cedo a cavar um enorme fosso no marcador. Diferença que se iria manter até final, tendo o CPN vencido com naturalidade por 66-40, garantindo assim o último lugar do pódio deste campeonato nacional, prova que seria ganha pelo Algés, que no jogo decisivo bateu o ESSA por 85-64.

    Para o CPN este terceiro lugar acaba por saber a pouco (!), já que pelo trajeto imaculado que a equipa havia feito até à fase final - foi campeã distrital de forma invicta, e venceu a Zona Norte do Campeonato Nacional também sem qualquer derrota averbada - o título nacional era um alvo que estava perfeitamente ao alcance da turma da nossa cidade.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].