Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    “Ler BD é Saber Mais” - encontro com personalidades no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem

    “Ler BD é Saber Mais” era o tema do encontro que no dia 30 de maio, enquadrado no ciclo Às Quintas Falamos de BD, foi realizado no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.

    Na última tertúlia do ano João Paiva Boléo deu a palavra a figuras relevantes da nossa sociedade que são leitoras e apreciadoras de histórias aos quadradinhos e, sem qualquer inibição, partilharam esse gosto, publicamente, para falarem do papel que esta expressão literária e artística teve na sua formação cultural.

    Foram convidados do CNBDI:

    - Amadeu José Ferreira, professor universitário e vicepresidente da Comissão Diretiva da CMVM – Comissão de Mercado de Valores Mobiliários – natural de Sendim tem sido um dos maiores dinamizadores da língua mirandesa, tendo mesmo publicado “O Estatuto Jurídico da Língua Mirandesa”. No que à BD respeita participou na revista “Selecções BD” e foi o tradutor para mirandês dos álbuns “Astérix O Gaulês”, de Uderzo e Goscinny, “Os Lusíadas em BD”, e ainda do volume “Mirandês – Stória dua Lhéngua e dun Pobo an BZ”, os dois últimos desenhados por José Ruy.

    - Guilherme de Oliveira Martins, professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. É também presidente do Tribunal de Contas, do Conselho de Prevenção da Corrupção e ainda do Centro Nacional de Cultura. Aqui promove, regularmente, iniciativas dedicadas à ilustração e às histórias em quadradinhos, como gosta de chamar à banda desenhada, de que é um profundo conhecedor.

    - Ruben de Carvalho, jornalista e, desde 2005, vereador da Câmara Municipal de Lisboa. É membro executivo da comissão organizadora da Festa do Avante, desde 1976. No que à banda desenhada diz respeito é um colecionador e um grande apreciador de BD nacional e internacional.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].