Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-05-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Ação de sensibilização sobre dor crónica na Assembleia da República

    foto
    A Fundação Grünenthal promoveu, ontem e hoje, dias 16 e 17 de maio, uma ação de sensibilização sobre dor crónica aos deputados e funcionários da Assembleia da República, no Palácio de S. Bento. Estima-se que a dor crónica afete cerca de três milhões de portugueses.

    Esta iniciativa, integrada nas Jornadas de Saúde da Assembleia da República, visa alertar para o impacto social e económico da dor crónica e aumentar o conhecimento sobre as necessidades dos doentes.

    «Na dor crónica, as repercussões de natureza económica são muito elevadas. Estima-se, por exemplo, que o custo anual da dor crónica em Portugal será superior a três mil milhões de euros. Persistem ainda muitos mitos e preconceitos que impedem a aplicação mais atempada das medidas terapêuticas eficazes para a dor crónica. As consequências para a morbilidade da população são enormes, realçando-se o sofrimento dos mais idosos e a persistência de incapacidade em muitos outros, que entram em círculos viciosos de dor, menos valia e depressão», explica Walter Osswald, presidente da Fundação Grünenthal.

    A dor crónica é uma situação de dor persistente que, se não for adequadamente tratada, poderá afetar gravemente a qualidade de vida das pessoas e conduzir à incapacidade para o trabalho. Em Portugal, a dor crónica afeta mais de 30 por cento da população adulta.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].