Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-05-2013

    SECÇÃO: Saúde


    DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO AFETA MAIS DE 5 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO

    APDI lança campanha “Eu da cabeça aos pés passando pelos intestinos”

    foto
    Assinala-se no próximo dia 19 de maio o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), uma patologia crónica grave que afeta 13 500 portugueses e cuja incidência está a aumentar entre os jovens.

    A DII, que engloba duas patologias – Doença de Crohn e Colite Ulcerosa – manifesta-se frequentemente entre os 15 e 30 anos mas pode surgir em jovens de qualquer idade, sobretudo a partir da primeira década de vida. Em 20 por cento dos casos a doença tem início durante a infância ou adolescência, uma realidade que preocupa particularmente a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), entidade que dá apoio aos doentes de DII e seus familiares.

    No âmbito do Dia Mundial da DII, celebrado pelas associações de doentes de mais de 30 países em todo o mundo, a APDI, lança a campanha “Eu da cabeça aos pés”, a história da Catarina, uma doente com Doença de Crohn, que é contada num rolo de papel higiénico. Todos os anos a APDI lança um passatempo aos doentes, no âmbito do seu acampamento para jovens, para apresentarem um trabalho criativo que represente e divulgue a Doença Inflamatória do Intestino (DII) e, no ano passado, foi este o trabalho vencedor e a associação resolveu transformá-lo num filme que conseguisse partilhar com o público em geral os sentimentos e a experiência de quem (con) vive com DII.

    João Machado, presidente da Direção da APDI, explica: «Sabemos por experiência própria, que o diagnóstico é muitas vezes penoso e difícil de aceitar e que na hora do “agora o que faço?”, é muito importante ter alguém que saiba o que sentimos, do que falamos e que nos ajude a caminhar em frente. A história da Catarina é comum a todos que vivem e convivem com DII e mostra também o sofrimento de todos os que nos rodeiam. Todos têm um conhecido, um amigo, um familiar com a doença e não sabem o que é, nem o que fazer para ajudar e apoiar de forma a evitar o isolamento do doente com DII».

    Para além do lançamento da campanha, a APDI vai organizar, no dia 19 de maio às 10h00, uma caminhada no Porto, no Parque da Cidade (Entrada da Circunvalação) e em Lisboa, no Parque de Monsanto (Parque de estacionamento do Parque Urbano do Calhau). Também vão decorrer ações de sensibilização e de alerta para a doença através da entrega de folhetos informativos e rolos de papel higiénico à população e encontro entre a APDI e membros da Assembleia da República.

    O presidente da APDI sublinha ainda que «um traço comum nos relatos de quem vive com Doença de Crohn ou Colite Ulcerosa é o quase completo desconhecimento que tinham sobre a doença na altura em que foi feito o diagnóstico» e lembra que «a DII é uma doença incapacitante e que afeta em muito a qualidade de vida dos doentes, sobretudo porque se manifesta numa idade ativa, em que as pessoas se encontram no pico das suas carreiras profissionais. Estas dificuldades são ainda mais significativas quando falamos de crianças e jovens».

    As crianças e jovens que sofrem desta patologia do foro intestinal têm de lidar com surtos de dor abdominal e diarreia, sendo o seu principal problema na escola a necessidade de usar, de forma inesperada e frequente, a casa de banho. É uma doença que, pela sua natureza, desencadeia bastante desconforto físico e emocional, levando ao isolamento e à perda de atividade.

    Sobre a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

    A DII engloba duas patologias: a Doença de Crohn, que se caracteriza por uma inflamação crónica que pode afetar qualquer segmento do tubo digestivo, comprometendo, mais frequentemente, o intestino delgado no seu segmento terminal (íleo); e a Colite Ulcerosa, doença crónica que afeta a camada interna (mucosa) que reveste o intestino grosso ou cólon, deixando-a inflamada e com pequenas feridas na superfície (úlceras) que podem sangrar. Diarreia, dor abdominal, fadiga, febre, emagrecimento e sangue nas fezes são os sinais e sintomas mais frequentes destas patologias.

    Sobre a ADPI

    Fundada em 1994, a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa e Doença de Crohn (APDI) é uma associação de doentes para doentes, sem fins lucrativos, que visa apoiar e possibilitar a partilha de experiências aos portadores de uma doença inflamatória do intestino e seus familiares e amigos, bem como melhorar o conhecimento da população em geral sobre esta problemática.

    É membro da EFCCA – European Federation of Crohn’s and Ulcerative Colitis Associations, da Plataforma Saúde em Diálogo e da Plataforma Mais Saúde.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].