Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 24-04-2013

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR

    As contas finais da primeira fase da Superliga Bilharsinde

    foto
    Ponto final na primeira fase da Superliga Bilharsinde (SB). Na passada segunda feira (22 de abril) realizou-se a 18ª e derradeira ronda da fase inicial da prova organizada pelo Voxx Club Bilhar de Ermesinde, a qual serviu para limar as últimas arestas em relação à calendarização das fases finais das cinco divisões da competição.

    Assim, e começando pela Série A, o destaque vai para a equipa da casa, o Voxx Club Bilhar “A”, que foi ao salão do primeiro classificado, o Café Novo Espaço, vencer por 9-7, e assim garantir uma vaga na 2ª Divisão. Quem não aproveitou o deslize do Novo Espaço foi o Café Quinta Amarela, que na entrada para esta última jornada ocupava a vice-liderança, e ao perder em casa do Bola 3 por 5-11 eclipsou a possibilidade de vencer o grupo. Contabilisticamente falando o Quinta Amarela ficou com menos um ponto que o Novo Espaço, isto é 39 pontos contra 40, embora ambos os conjuntos tenham garantido o “bilhete” para a fase final da 1ª Divisão. Para o segundo escalão da fase final da Superliga Bilharsinde viajam então o Bola 3 e o Voxx Club Bilhar “A”. Animada foi também a luta para apurar os participantes das 3ª e 4ª divisões. O S. Brás “B” foi ao reduto do Café Laser vencer por 12-4, e desta forma assegurar o 6º lugar (com 24 pontos), e mais do que isso conquistar um lugar na 3ª Divisão, ao passo que os bilharistas do Laser ficaram na última posição (com 20 pontos) e vão disputar a 5ª e última divisão da SB. Acompanha o S. Brás “B” para o terceiro escalão o conjunto do Estrelas de Baguim (5º classificado), enquanto que para a 4ª Divisão vão Café Pop e Trofa/GMLUX.

    Na Série B há muito que estava decidido o primeiro lugar, posto conquistado pelo invicto (16 vitórias e dois empates!) Clube Bilhar Pedro Grilo, restando saber quem acompanhava a poderosa equipa de pool português rumo à 1ª Divisão. Na entrada para a última ronda havia dois galos para um poleiro: New Academy e ABBA. Ambos venceram os seus respetivos confrontos, mas a sorte grande sorriu a esta última equipa, que no confronto direto com a New Academy levou a melhor, classificando-se desta forma para a fase final do escalão maior. Para a 2ª Divisão o New Academy tem a companhia do Salão Europa, ao passo que para a 3ª estão qualificados o Café Castor e o Salão de Jogos Bola 3, sendo que Centro de Ciclistas de Gondomar e Academia New Face vão disputar a 4ª Divisão. O último lugar é do 8 Pool Team/Sangemil, conjunto que há muito fez as suas despedidas da SB, em virtude de ter desistido da competição.

    foto
    Na Série C os qualificados para a 1ª Divisão há já algum tempo que estavam definidos, com Totta Academia e Piri-Piri (na imagem de cima) a ocuparem os lugares mais desejados da chave. Há algum tempo também que estava igualmente decidido que Casa Vieira “A” e Coffe Break iriam disputar a 2ª Divisão, enquanto que Esposade e Toquinha da Pantera vão para a 3ª. Já o G.D. Baguim do Monte e o Café Cantinho vão competir no quarto escalão, ao passo que o “lanterna vermelha” Academia Bilhar “O Sonho” “B” vai discutir o título do escalão mais baixo da SB.

    Jornada de grandes decisões decorreu também na Série D, onde Paraíso da Cidade “A” e S. Brás “A” lutavam para fazer companhia ao primeiro colocado, o Salão Taco a Taco, rumo à 1ª Divisão. Foram mais felizes os rapazes do Paraíso da Cidade “A”, cujo triunfo no complicado salão do Café S. António/CPC, por 10-6, garantiu o segundo posto e a qualificação para o escalão maior. O S. Brás vai ter de se contentar com a 2ª Divisão, para a qual estão igualmente qualificados os adversários dos vice-líderes nesta derradeira jornada. Já o Café Novo Espaço e o Frutyprazer vão participar na 3ª Divisão, enquanto que D. Pedro e Voxx Club Bilhar “C” irão jogar na 4ª. Grande surpresa foi o último lugar de uma das equipas mais experientes da história da SB, o Café Mosteiro, que assim vai disputar a 5ª Divisão!

    Na Série E há já largas jornadas que Gondivai e Café Sport haviam assegurado matematicamente a presença na 1ª Divisão. A curiosidade residia em saber quem iria disputar a 2ª Divisão, tendo o grande vencedor da última jornada sido o Café Sampaio, cujo triunfo caseiro diante do terceiro posicionado, a Mocidade Sangemil (conjunto da imagem do meio), por 9-7, garantiu a qualificação para o segundo escalão, em detrimento do Paraíso da Cidade “, cuja derrota em casa do líder, o Gondivai, por 5-11, fez com que a 3ª Divisão fosse o seu destino. Para o terceiro escalão viaja igualmente o Centro Social e Paroquial de Alfena/2, enquanto que na 4ª estão a Casa Vieira “B” e o BPM, sendo que o último classificado, a Academia Sangemil, desistiu da competição há algumas jornadas atrás.

    Na Série F a última noite da SB foi de festa para a Associação Recreativa de Rio Tinto, um dos clubes mais antigos da competição, o qual ao vencer em casa a Academia Bilhar “O Sonho” “A” por 10-6 assegurou o terceiro lugar e a presença na fase final da 2ª Divisão, concluindo assim com chave de ouro uma segunda volta sem qualquer derrota! Academia Bilhar “O Sonho” “A” que é curiosamente o acompanhante dos riotintenses na viagem para o segundo escalão, ao passo que para a 1ª qualificaram-se o Ritual Caffé e o Café Pólo Norte. Held Bar e Gondivai “B” vão disputar a 3ª Divisão, enquanto que Voxx Club Bilhar/Gesto e Café O Petisco vão jogar na 4ª.

    foto
    E na Série G os organizadores da competição têm digamos que o seu maior motivo de satisfação, já que o combinado do Voxx Club de Bilhar (na imagem de baixo) assegurou o segundo lugar e a consequente qualificação para a 1ª Divisão, salvando assim uma época verdadeiramente desastrosa para as equipas do Voxx Club de Bilhar nesta prova, pelo menos até agora. Acompanha o Voxx rumo ao escalão maior a turma do ABBA/Ana Aguiar (1º classificado), enquanto que Academia Kaninhas e Salão Bola 8 vão para a 2ª, Centro Social e Paroquial de Alfena/1 e Café Convívio jogam na 3ª, Café Carla “B” e Gelataria Lusitana qualificaram-se para a 4ª, ao passo que Clube Bilhar Bola 1 irá jogar no 5º e último escalão.

    Por fim, a Série H, onde Paparugui e Senhor do Padrão vão para a 1ª Divisão, Mony e Clube Bilhar Bola 1 para a 2ª, Café Santo António e Café Carla discutirão o título da 3º, Praia Mar e Café Esposade vão para o quarto escalão, enquanto que os estreantes do Manuel Peixoto contentam-se com a participação na 5ª Divisão.

    O sorteio das cinco fases finais decorreu ontem (dia 23) na sede do Voxx Club Bilhar, mas devido ao adiantar da hora não nos foi possível apurar nesta edição o calendário de uma segunda e derradeira fase cujas tacadas começam a ser dadas já no próximo dia 29 de abril.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].