EFEMÉRIDES DE ERMESINDE - FEVEREIRO
Gago Coutinho na toponímia ermesindense
Em 22 de fevereiro de 1959, a Junta da Freguesia decidiu dar o nome do famoso Almirante Carlos de Viegas Gago Coutinho a uma rua de Ermesinde.
Em meados de 1961 constituiu-se em Ermesinde uma Comissão de Toponímia com o objetivo de dar nome às ruas que ainda não o tinham. Dessa Comissão fizeram parte o Tenente-Coronel Aires Martins, Manuel Ferreira Ribeiro – Vereador, Dr. Luís Ramos – Sub-Delegado de Saúde, Professor Carlos Fernando Correia de Sá (mais tarde declina o convite justificando a recusa por afazeres profissionais), Domingos Ferreira dos Santos – representante da Imprensa e Delegado da Junta da Freguesia, e Belmiro Ferreira Mendes – Vogal. Em fevereiro de 1962, era aprovado o trabalho desta Comissão de Toponímia, sendo dados os seguintes nomes a ruas de várias zonas da cidade: na zona de Porto-Carreiro (Gandra) – Ruas de Angola, Cabo Verde, Índia Portuguesa, Moçambique, Guiné, Eng.º Armando Magalhães e D. Afonso Henriques; na zona da Cancela – D. Afonso de Albuquerque e Alexandre Herculano; na zona da Cancela-Resineira – Júlio Dinis, Eça de Queirós, Ponte dos Moinhos e Luís de Camões; na zona da Igreja-Ermida – Rua de S. Silvestre, Nossa Senhora de Fátima, Infante D. Henrique, Dr. Luís Ramos e Rua da Igreja; na zona da Bela – Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Santo António, Macau, Timor, Senhor dos Aflitos, Calvário; na zona da Formiga – Outeiro de Sá.
Na mesma data, foram ainda aprovadas algumas alterações: ao Largo das Escolas (no Carvalhal) foi atribuído o nome de Alberto Dias Taborda (dois anos depois, Alberto Taborda em carta enviada à Junta de Freguesia pede que seja retirada a lápide que dá o seu nome ao antigo Largo das Escolas – cf. ata da reunião da Junta de 16 de Fevereiro de 1964, fl.58v.); à Rua da Liberdade na zona da Cancela foi dado o nome de Professor Sebastião Pereira; ao Largo da Feira o nome de António da Silva Moreira Canório; à parte da Rua Miguel Bombarda, entre a Fábrica de Cerâmica e a Capela de S. Silvestre foi dado o nome de Vasco da Gama; à continuação da Rua da Fábrica foi dado o nome de Almeida Garrett; e, uma vez que a Rua José Joaquim Ribeiro Teles vai da 5 de Outubro ao Colégio de Ermesinde, deu-se à Avenida entre a Igreja de Santa Rita e a Ponte da Palmilheira o nome de Eng.º Duarte Pacheco.
Por:
Manuel Augusto Dias
|