Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2012

    SECÇÃO: Saúde


    PORTUGAL É O PAÍS DA EUROPA COM MAIOR TAXA DE INCIDÊNCIA DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÓNICA

    O direito à informação dos doentes renais deve ser assegurado pela classe médica

    foto
    Na Mesa Redonda “A Informação dos Doentes Renais Relativamente às suas Opções Terapêuticas”, organizada pela APIR – Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, a opinião das entidades representadas foi unânime: é crucial garantir o desenvolvimento de mecanismos que garantam aos doentes o acesso a informação indispensável, com vista a uma escolha consciente e informada, e a hipótese de optar pela terapêutica que mais se adequa ao seu estilo de vida.

    Partindo dos resultados do estudo “Tratamento Desigual para Doentes Renais na Europa”, realizado pela CEAPIR – Federação Europeia das Associações de Doentes Renais (entre elas a APIR), apresentados pelo Poof. Martins Prata, destacou-se que em Portugal, o país da Europa com maior taxa de incidência de doentes renais, 4 em cada 10 insuficientes renais crónicos não tem a possibilidade de escolher o seu tratamento e mais de dois terços consideram que a informação facultada pelos profissionais de saúde é insuficiente.

    Para reverter esta situação, a Direção-Geral de Saúde desenvolveu uma norma a aplicar em todas as unidades de Nefrologia dos hospitais públicos. Com a norma 017/2011, pretende-se implementar, de uma forma ativa e eficaz, a informação ao doente, no sentido de lhe permitir a escolha informada da modalidade de tratamento substitutivo da função renal, de que irá necessitar para o resto da sua vida.

    Segundo João Cabete, vicepresidente da APIR, «trata-se de uma norma muito importante, que para além de tornar obrigatória a existência de uma consulta de esclarecimento ao doente a nível hospitalar, vai registar a sua escolha antes de iniciar o tratamento, tornando mais acessível aos doentes a informação». A implementação e a monitorização dos resultados obtidos com a referida norma, vai permitir também avaliar a informação futura apresentada aos doentes renais.

    As principais conclusões do estudo da CEAPIR e, consequentemente, a mesa redonda de debate, focaram os vários direitos dos doentes renais crónicos, entre eles, o direito ao mesmo acesso a cuidados de saúde em toda a Europa, o direito a estar envolvidos na tomada de decisões sobre a gestão da sua doença e a saber a quem se devem queixar em caso de insatisfação, o direito de ser diagnosticados de forma precoce para que possam ser informados de forma satisfatória sobre todas as opções terapêuticas disponíveis antes de iniciarem tratamento (uma das decisões mais importantes da sua vida), assim como saber como é feita a avaliação das qualidade dos centros de hemodiálise pelas autoridades, direitos apenas alcançáveis pela disponibilização de informação pelos profissionais de saúde que seguem os doentes. Para tal, os doentes renais defendem que as entidades devem ser mais ativas na prevenção da insuficiência renal crónica.

    Participaram nesta Mesa Redonda Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Helena Sá, na qualidade de presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Diálise (CNAD) e também em representação do Ministério da Saúde, João Ribeiro dos Santos, presidente do Colégio de Nefrologia da Ordem dos Médicos, Fernando Vilares, presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação (APEDT), Miguel Rodrigues, do Departamento da Qualidade da Saúde da Direção-Geral de Saúde, Martins Prata, nefrologista e consultor da APIR para a área da Nefrologia, e João Cabete, vicepresidente da Direção Nacional da APIR, sendo moderador da mesa o jornalista Vasco Trigo.

    Sobre a APIR

    Criada em 1977 por um grupo de doentes renais, a APIR nasceu legalmente em 1978 como Associação Portuguesa de Doentes Renais. Atualmente, a APIR é uma instituição Particular de Solidariedade Social, não-governamental, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivos principais a ajuda moral, física, social e informativa, bem como a defesa dos direitos, regalias e interesse dos doentes renais em Portugal, com o destaque particular para o direito à vida, ao trabalho e à reabilitação e reintegração profissional e social dos Insuficientes Renais Crónicos.

    A APIR é membro fundador da Federação Europeia de Doentes Renais – CEAPIR. Mais informação em www.apir.org.pt

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].