Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2012

    SECÇÃO: Saúde


    NÚMERO DE INTERNAMENTOS TEM-SE MANTIDO ALTO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

    Mais de 150 mil portugueses sofrem com pé diabético

    No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Prevenção do Diabético, que se assinala a 14 de novembro, os especialistas alertam para a necessidade de controlar uma das complicações mais frequentes da patologia e cujos números insistem em manter-se elevados ao longo dos últimos dez anos: o pé diabético. Segundo os últimos dados da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a prevalência da diabetes na população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, é de 12,4%, o que corresponde a um total de aproximadamente 991 mil pessoas. Destas, mais de 16 % – o equivalente a 1622 doentes – necessitaram de amputar um ou ambos os pés. Em praticamente todos os países desenvolvidos, a diabetes é a principal causa de amputação de membros inferiores.

    «Com a evolução da doença, o pé do diabético acaba por sofrer de falta de irrigação e perde sensibilidade, necessitando de cuidados específicos e adaptados à sua condição. Quando não existe essa preocupação, pode haver necessidade de amputar um membro ou, até mesmo, todo o pé, procedimento que acarreta custos económicos elevados, suportados pelo Estado Português e o próprio doente. São valores que incluem cuidados de saúde, perda de rendimentos e de produtividade, entre muitos outros», explica o podologista Pedro Castro Lopes.

    Em 2010, foram detetados 623 novos casos de diabetes por cada 100 mil habitantes. Se considerarmos o custo médio das pessoas com diabetes, de acordo com os valores apresentados pela IDF (Federação Internacional de Diabetes) no 5º Atlas Mundial da Diabetes (que corresponde em 2010, a preços correntes, a um valor de 1 881€ por indivíduo) a diabetes em Portugal, em 2010, representou um custo de 1 850 milhões de euros (para todos os indivíduos com diabetes entre os 20-79 anos). Este valor corresponde a 1% do PIB português e a 11% da despesa em Saúde no ano mencionado.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].