Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2012

    SECÇÃO: História


    Efemérides

    OUTUBRO e Ermesinde

    O Rio Leça e Ermesinde evocados no Porto há 23 anos

    De facto, na primeira metade do século XX, a beleza do Rio Leça e das suas margens deu a Ermesinde a qualidade de uma terra que oferecia um excelente espaço de lazer para muitos portuenses que aqui vinham com regularidade semanal, graças aos bons meios de transporte (comboio e elétrico) que uniam a Capital do Norte à “Sintra do Porto”, como também ficou conhecida.

    O autor desta rubrica teve oportunidade de desenvolver este tema no Congresso “O Porto na Época Contemporânea”, que teve lugar no Ateneu Comercial do Porto, em outubro de 1989, e cujo texto foi mais tarde publicado em várias edições deste jornal.

    Aí se demonstrou que Ermesinde foi, efetivamente, uma importante estância balnear e campestre do Porto, nos finais do século passado e até pelo menos à década de 1960.

    O Rio Leça era considerado, então, um dos mais belos e poéticos rios do Norte de Portugal, que entrava na literatura e poesia nacionais. Escritores, geógrafos e historiadores fizeram-lhe as mais elogiosas referências. Pinho Leal, João de Barros, André de Resende, Manuel Pereira de Novais, João Rodrigues de Sá e Meneses e, entre outros, Pedro Mariz, são alguns dos nomes dos homens das letras que se debruçaram sobre as belezas idílicas do Leça de outrora.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].