Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 07-09-2012

    SECÇÃO: Saúde


    30 DE SETEMBRO É O DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

    Insuficientes renais têm três vezes mais probabilidades de ter doenças cardiovasculares

    foto
    No mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração importa sublinhar a interligação do coração e dos rins e apresentar algumas dicas que vão proteger e aumentar a longevidade destes dois órgãos vitais para a vida humana.

    Fernando Nolasco, Presidente da Sociedade Portuguesa, avisa que «os rins e o coração estão interligados ao ponto de qualquer estilo de vida que aumente o risco de doença cardíaca, aumenta também o risco de doença renal. As pessoas com insuficiência renal têm três vezes mais probabilidade de ter doenças do coração e, adicionalmente, a pressão arterial elevada provoca tantos dados nos rins como no coração». O especialista sublinha ainda que «quanto mais avançada for a falência dos rins, maior é a probabilidade de haver também doença cardiovascular e o doente renal apresenta dez vezes mais probabilidade de morrer por enfarte do miocárdio».

    Para proteger o coração e os rins, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia recomenda:

    • Ande a pé, pelo menos 1 hora por dia, cinco vezes por semana, durante 30 minutos.

    • A natação ou apenas o andar dentro de água ajudam ao bom desempenho cardíaco.

    • Não utilize o elevador, prefira sempre a escada.

    • Beba bastantes líquidos. Esta prática vai protegê-lo dos cálculos renais, da desidratação e das infeções ao nível da bexiga.

    Em Portugal, estima-se que 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

    Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].