Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-07-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    “O Infante Portugal e As Sombras Mutantes” de José de Matos-Cruz apresentado no CNBDI

    foto
    Foi apresentado no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, na Amadora, na passada quinta-feira, dia 19 de julho, o livro de José de Matos-Cruz “O Infante Portugal e As Sombras Mutantes”, uma edição da Apenas Livros.

    Este é o terceiro volume de um projeto deste investigador nas áreas da banda desenhada e cinema de animação, com argumento seu, e onde participaram um conjunto vasto de ilustradores e desenhadores de BD, como Isabel Aboim, Filipe Abranches, Renato Abreu Teotónio Agostinho, João Amaral, Ana Biscaia, Cação Biscaia, Richard Câmara, , João David, Luis Diferr, Fernando Filipe, Sara Franco, José Garcês, Daniel Henriques, Catherine Labey, Daniel Maia, Zé Manel, J. Mascarenhas, Pedro Massano, Baptista Mendes, Fernando Vilhena de Mendonça, Victor Mesquita, Susa Monteiro, Nuno Pereira, Susana Resende, André Ruivo, José Ruy, Eugénio Silva, Augusto Trigo, Maria João Worm e Carlos “Zingaro”.

    José de Matos-Cruz foi o comissário do Festival CinemAnimação, iniciativa que integrou o Festival Internacional de BD da Amadora entre 1998 e 2001, e foi um dos consultores científicos para definição dos objetivos, conteúdos e valências que estiveram na origem da criação do Centro Nacional de BD e Imagem.

    Com vasta obra publicada no domínio do cinema e da BD, José de Matos-Cruz encetou em 2010 a saga de “O Infante Portugal” com a publicação de três títulos, “O Infante Portugal e as Tramóias Capitais”, “O Infante Portugal e a Íntima Capitulação”, ambos lançados no 21º AmadoraBD e agora “O Infante Portugal e as Sombras Mutantes”, todos eles com a chancela da editora Apenas Livros.

    Entretanto, e até 26 de ggosto (10h-18h), continuará patente na Fundação D. Luís I – Centro Cultural de Cascais (Av. Rei Humberto II de Itália), a mostra coletiva “Entre Visões – O Infante Portugal e as Sombras Mutantes”, a qual encabeça outras manifestações alusivas e expositivas que irão assinalar o âmbito global da trilogia – envolvendo, pois, os livros “As Tramóias Capitais” e “A Íntima Capitulação”.

    SOBRE O AUTOR

    foto
    José de Matos-Cruz nasceu em Mortágua (1947) e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra (1973). Foi um dos pioneiros na divulgação da Banda Desenhada em Portugal, começando por editar um dos nossos primeiros fanzines, “Copra” (1972), e por cofundar em Coimbra o grupo Boomovimento, que organizou uma das originais manifestações de BD do país, o designado I Encontro de Banda Desenhada Nacional (1973), na Figueira da Foz, além de promover vários eventos que sedimentaram a BD entre nós. Já em Lisboa, esteve na fundação do Clube Português de Banda Desenhada (1976), entre outros com Franklin Ferreira da Silva, e colaborou em diversas publicações estrangeiras (como El Globo, ¡Bang!, Comics Camp/Comics In, Sunday – Espanha, Il Fumetto – Itália, Falatoff – França).

    É também editor de livros de poesia e prosa pela sua chancela, Kafre, tendo feito crítica de cinema e de BD em jornais e revistas desde os anos '60; mais tarde, especializou-se com a coluna Quadradinhos no jornal “A Capital” (1983-2004) e em textos de investigação n'”O Mosquito” e álbuns das editoras Futura e Eseuve (Espanha), além de fundar e dirigir revistas de BD (“Ploc!”, “Aleph”), e colaborar regularmente no célebre “Mundo de Aventuras”. Mais recentemente, participou nos livros “Vasco Granja: Uma Vida ...1000 Imagens” (Asa) e “Fadas Láureas” (Prime Books). Com uma extensa bibliografia, em edições individuais e coletivas, trabalhou na Cinemateca Portuguesa, sendo responsável pela Filmografia Portuguesa. Ainda no campo do audiovisual, foi precursor da áudio-descrição e assessor de produção e de programação na RTP, além de professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema e docente na Licenciatura de Cinema da Universidade Moderna.

    De volta à BD, reviveu a personagem de “O Infante Portugal”/Rui Ruivo – criada originalmente num conto de “Os SobreNaturais”, sequela ao livro “Os EntreTantos” (2003) – em saga com auto-edição por Kafre (2007), expandida e culminante na trilogia pela Apenas Livros. Pelo contributo para a BD portuguesa e percurso de carreira, recebeu o Troféu do Júri do VIII Troféus Central Comics (2011), uma das várias distinções que tem granjeado pela dedicação às artes e às letras.

    Fonte: http://kuentro.blogspot.pt

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].