Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2012

    SECÇÃO: Saúde


    ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSORÍASE ACONSELHA EXPOSIÇÃO SOLAR MODERADA

    Doentes com psoríase temem ir à praia por vergonha

    foto
    «Apesar da exposição solar induzir melhorias na psoríase, muitos doentes inibem-se de ir à praia para não sofrerem com o preconceito de mostrar a sua doença às outras pessoas, que a confundem erradamente, com uma doença contagiosa», alerta Vitor Baião, presidente da PSO Portugal.

    E acrescenta: «É importante saber que o sol traz algumas melhorias nas lesões na pele e pode mesmo ajudar na regressão da doença. Por isso, os doentes de psoríase devem ir à praia, sem esquecer os horários adequados e aplicar um hidratante corporal depois da exposição solar».

    A PSO Portugal – Associação Portuguesa de Psoríase – recomenda:

    «O sol é bom para a psoríase porque ajuda a pele a cicatrizar e a reduzir a inflamação. Uma curta exposição diária ao sol, evitando as queimaduras solares, é suficiente para fazer desaparecer as placas. Por isso tenha cuidado quando vai para o sol: proteja a sua pele, evite a exposição ao sol entre as 10h00 e as 15h00, expondo-se ao sol por períodos graduais. Não se esqueça de que os raios do sol passam através do vidro, nuvens, água e da roupa fina, sendo refletidos pela água e pela areia.

    Apesar do sol poder ser bom para a pele psoriática, as pessoas com psoríase devem proteger-se contra os efeitos nefastos dos raios UVA e UVB. Encontram-se disponíveis protetores solares formulados para pele atópica, que hidratam a pele e protegem-na do sol, o que é essencial na psoríase. É uma boa ideia procurar um protetor solar à prova de água.

    A roupa que esteja demasiado apertada pode irritar a pele e tende a agravar os sintomas. Aproveite o tempo quente para usar roupas leves, largas e confortáveis que irão fazê-lo sentir-se mais relaxado e confiante. Escolha fibras naturais e macias como o algodão para todas as suas roupas, incluindo a roupa interior.

    Não se esqueça daqueles acessórios tão úteis: um chapéu ao seu tamanho e um par de óculos escuros.

    As pessoas com psoríase podem gozar os prazeres do verão como o nadar, mas devem tomar algumas precauções: aplicar um hidratante antes, limitar o tempo em que se está na água e tomar um duche para se livrar de qualquer cloro, químicos ou sal que possam irritar a pele sensível. Apesar de dever evitar nadar quando as suas lesões estão gotejantes, a água do mar tem muitas vezes um efeito benéfico na psoríase. Muitas pessoas dizem que tomar banho no mar ajuda a desfazerem-se das escamas e também a relaxarem.

    A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no maior órgão – a pele. Não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afeta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].