Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2012

    SECÇÃO: Local


    Tertúlia sobre “A Água – bem público, Direito de todos!”

    Foto ARQUIVO
    Foto ARQUIVO
    Dia 6 de julho, sexta-feira, realizou-se no Centro de Trabalho de Ermesinde do PCP em Ermesinde, organizada pela Comissão de Freguesia do partido, uma tertúlia sobre o tema “A Água”.

    Abordadas foram questões como:

    • Os negócios da água;

    • A sua importância na atualidade;

    • Que futuro para as novas gerações.

    O PCP local tomou também pública a seguinte declaração sobre este tema:

    «Assiste-se hoje, pelo Mundo, a conflitos crescentes em torno da privatização da água. Os problemas agravam-se e as políticas da água nos Estados desenvolvem-se à margem das recomendações das Nações Unidas e mesmo em incumprimento de Resoluções da sua Assembleia Geral.

    É preciso parar e reverter as privatizações dos serviços de águas que avançam desarvoradamente na ânsia de conceder ao capital financeiro mais poder político e económico, mais instrumentos de exploração e espoliação dos povos.

    Defender em cada concelho os serviços municipais, públicos e ao serviço das populações, defender à escala nacional a manutenção do que resta das Águas de Portugal em mãos públicas e a reversão dessa Sociedade Anónima ao serviço público, que garanta de facto a fruição por todas as pessoas do direito à água e ao saneamento.

    É preciso parar e reverter a privatização dos recursos hídricos, dos rios, dos reservatórios naturais e albufeiras, impor uma gestão pública da água, integrada, planeada e segura, norteada pelo interesse comum.

    Também no nosso concelho, a água foi concessionada pela Câmara PSD/CDS a uma multinacional que tem gerido o sistema segundo os seus interesses e em prejuízo da população, que tem visto aumentar a fatura da água a cada ano que desde então passou.

    Também em Valongo, é preciso que os serviços de abastecimento de água à população e os serviços de saneamento regressem à administração pública direta do Município, em benefício de todos e da própria Câmara, que pode ter nestes serviços uma importante fonte de receitas, ao mesmo tempo que serve as populações».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].