Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2012

    SECÇÃO: Local


    Discurso do presidente cessante do Rotary Club de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Quando assumi a presidência deste clube, no meu discurso de Tomada de Posse, afirmei que o agravamento mais do que previsto das dificuldades socioeconómicas deste país iriam contribuir decididamente para um aumento vertiginoso das solicitações das comunidades locais, o que nos teria que levar forçosamente, e sempre que as disponibilidades de tesouraria nos permitissem, a darmos respostas prontas e eficazes às situações de extrema carência com as quais iríamos ser confrontados.

    Disse também que este aumento de solicitações poderia eventualmente fazer perigar a concretização de alguns dos objetivos estabelecidos para o Ano Rotário 2011-2012, que recordo-vos estavam assentes em cinco pontos fundamentais:

    • Aumentar o Quadro Social do Clube;

    • Promover a imagem de Rotary na Comunidade;

    • Desenvolver o Projeto Social na altura em curso de apoio às famílias carenciadas das cidades de Ermesinde e Alfena na aquisição de medicamentos;

    • Apoiar o Mérito Escolar;

    • E promover a Família Rotária.

    Afirmei também, que ser Rotário e viver o Espírito Rotariano, é viver a Felicidade de podermo-nos encontrar com o melhor que temos dentro de Nós, e incentivei os membros deste clube a perante as vicissitudes não se deixarem esmorecer nas suas convicções e ideais Rotários.

    Hoje, é com esse espírito de felicidade e sentimento de dever cumprido que Vos vou falar do Ano Rotário ao qual eu presidi.

    Do seu programa, conforme referi anteriormente constava o “Aumento do Quadro Social”, e pese embora o facto de termos tido a desistência de um Companheiro, esta acabou por ser compensada pela entrada dos novos Companheiros, Fernando Ferreira e Serafim Santos, o que face à conjetura atual, não deixo de considerar agradável.

    Quanto ao segundo objetivo, “Promover a Imagem de Rotary na Comunidade”, tivemos em novembro a Homenagem ao Profissional que este ano por decisão do Conselho Diretor foi ao Juiz Conselheiro Dr. Lúcio Barbosa, Ex-Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, em março o Sarau Cultural no Fórum de Ermesinde, onde no decorrer do mesmo homenageamos, não só o “Mérito Escolar”, atribuindo os já habituais prémios pecuniários e os respetivos diplomas às melhoras alunas das Escolas Secundárias de Ermesinde e Alfena, respetivamente Ana Branco e Catarina Silva, e também os beneméritos particulares e empresariais que com os seus donativos permitiram o desenvolvimento do “Projeto Social”.

    Este Sarau teve a participação graciosa do Grupo Coral da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar do Porto, e a sua receita reverteu integralmente para a comparticipação na aquisição de medicamentos a famílias carenciadas das cidades de Ermesinde e Alfena, projeto este que se iniciou na presidência do meu antecessor Companheiro José Puig, mas que pela sua envergadura, só agora se encontra em fase de conclusão.

    Recordo-vos que este Projeto com um valor global de 15 000,00 €, foi o projeto financeiramente mais arrojado desenvolvido por um único clube, por isso mesmo teve um lugar de destaque na XXIX Conferência do Distrito 1970 que se realizou no passado mês de maio em Viseu.

    Quanto à promoção da Família Rotária, tivemos uma reunião conjunta em Vizela com os Clubes Rotários de Santo Tirso, Vizela e Trofa, um Magusto conjunto com o Rotary Club de Penafiel, a tradicional Festa de Natal, as Jornadas de Companheirismo com um fim de semana no Gerês e o Piquenique em Vieira do Minho, tudo isto para além da visita do Rotary Club dos Olivais, com o qual realizamos um passeio ao Porto Património Mundial e uma reunião conjunta.

    O conhecimento também não foi esquecido, e ao longo deste Ano Rotário tivemos algumas palestras, das quais recordo-vos “As Virtualidades da Concertação Social”, proferida pelo Engenheiro Silva Peneda, “A Avenida dos Aliados” pelo Dr. Pedro Silva, técnico da Casa do Infante, “O Património de Alfena”, apresentada pela Associação AL HENNA, “Vida e Obra de Natália Correia”, pela Professora Conceição Lima e “A Imposição da Ordem e da Autoridade dos Militares”, cujo palestrante foi o Dr. Manuel Augusto Dias.

    foto
    Enquanto Clube Rotário também cumprimos com as nossas obrigações e estivemos presentes em outubro na Assembleia de Representantes da Fundação Rotária Portuguesa na Cúria, em novembro no Seminário Distrital da Rotary Foundation em Guimarães, e em maio na XXIX Conferência do Distrito 1970 em Viseu.

    Enfim, foi um Ano cujo balanço considero globalmente positivo, e por isso mesmo, quero agradecer, aos membros deste Clube e ao seu Conselho Diretor, o apoio que me dispensaram.

    Também quero dirigir um agradecimento muito especial ao Companheiro José Luís Pinto pela sua disponibilidade em ceder a sua magnífica casa em Vieira do Minho para receber o nosso Clube no seu piquenique anual e ao meu bom amigo Adão Barros, proprietário da TRAVELVIP, pelo apoio em termos de transportes que garantiu a este Clube durante este Ano Rotário.

    Para terminar quero dirigir-me à nova Presidente Maria Augusta Moura, que recordo-vos é a primeira mulher a gerir os destinos do nosso Clube, e por isso mesmo merece pela sua coragem, Votos redobrados de um excelente mandato.

    Por: José Faria Monteiro

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].