Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    A informática no reino de Liliput – a moda dos minicomputadores (1)

    Aproveitando uma conjugação de fatores muito interessante – a miniaturização eletrónica das boards, o surgimento de processadores de muito baixo consumo de energia, a disponibilidade de pequenos discos muito rápidos SSD, os acessíveis recursos da net e a disponibilidade de sistemas operativos livres e gratuitos –, uma geração de novos minicomputadores tem vindo a fazer o seu aparecimento com uma cada vez maior frequência.

    Este é o primeiro de alguns artigos que apontam exemplos desta nova tendência na informática pessoal.

    foto
    Não pretendendo ser uma inventariação completa ou exaustiva das propostas de minicomputadores que nestes últimos tempos têm afluído ao mercado, aqui se pretendem apontar alguns dos exemplos,pondo a tónica em questões como o preço e a portabilidade. Convém contudo esclarecer que não se pretende aqui abordar quer o mercado dos portáteis – sejam eles os netbooks, pouco performantes, mas acessíveis e perfeitamente capazes das operações básicas e do manejo da net, sejam os ultrabooks (última tendência), com processadores muito mais potentes e capazes de quase tudo, mas também ligeiros e com grande autonomia, quer sejam as propostas dos tablets, a outra das grandes tendências atuais do mercado.

    A ideia aqui presente aproxima-se mais do conceito introduzido pela Apple com o seu Mac Mini (imagem abaixo), uma caixinha com as portas e ligações suficientes para receber os periféricos e torná--lo um computador funcional.

    A ideia seria aproveitar teclados, ratos, monitores e outros periféricos porventura disponíveis, sendo então o único dispêndio o da aquisição da caixinha fundamental.

    Uma pen que é

    um computador:

    o Cotton Candy

    foto
    Com o surgimento dos smartphones e a evolução dos leves e ágeis processadores ARM e outros, começaram então a surgir muitas propostas que deixam o Mac Mini corado de inveja quanto à miniaturização e, sobretudo o preço.

    Uma das primeiras propostas a surgir neste segmento foi o Cotton Candy, cuja particularidade mais notória, logo à primeira vista é o facto de não ser maior do que uma pen USB e se assemelhar inclusive muito a ela. As suas dimensões não ultrapassam os 8 por 2,5 cm, sendo dotado de uma ligação USDB, uma HDMI, uma microSD e ainda capaz de comunicações via Bluetooth e Wifi.

    O Cotton Candy (imagens acima nesta coluna e abaixo, nesta página) vem armado com um processador ARM Cortex A9 duasl core, a 1,2 Ghz e uma carta gráfica Mali-400 MP quad-core, permitindo a descodificação de video MPEG.4 e H.264, a partir de de uma memória DRAM de 1Gb.

    O armazenamento pode ir até 64Gb por microSD.

    Pode ser nele instalado, por exemplo, um sistema operativo Android ou mesmo Ubuntu ou outra distribuição Linux que suporte os novos processadores ARM. O que significa que permite também correre ambientes Windows e Mac virtualizados.

    Fala-se num preço de cerca de 200 dólares para esta proposta.

    Entre as vantagens apontadas pelos seus criadores figuram:

    • Permite uma solução de baixo consumo no acesso à “nuvem”;

    • Acelera a adoção de smart screens;

    • Estende a vida útil do hardware (laptops, monitotes, TVs, set topo boxes, tablets acedendo aos últimos sistemas operativos, software e aplicações;

    • Permite uma experiência consistente em todos os ecrãs;

    • Permite criar um único ponto de armazenamento de informação;

    • Permite consolidar e organizar os conteúdos pessoais digitais;

    • Permite a partilha de informação de aparelhos móveis em grandes ecrãs e projetores – videos, filmes, fotos, jogos e outros;

    • Permite baixar consideravalmente o custo da informática pessoal, permitindo a mais pessoas ter um computador pessoal seguro.

    O Cotton Candy pode ser ligado a qualquer monitor ou televisão com HDMI, pode até ser ligado, por exemplo, a um portátil Mac e, através da porta USB, ter acesso imediato ao sistema operativo Android ou Ubuntu.

    E o mesmo, evidentemente, para um computador portátil com o sistema operativo Windows instalado.

    Por: LC (*)

    (*) Com base em informações recolhidas sobretudo no site http://www.lffl.org/ e nos sites dos respetivos fabricantes.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].