Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2012

    SECÇÃO: Educação


    Na Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes a solidariedade continua!...

    A Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes continua a promover a campanha de solidariedade cujos principais objetivos têm sido, pelo quarto ano consecutivo, promover a formação integral dos alunos, fomentar o espírito de partilha, promover a cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa e contribuir para a “erradicação da pobreza extrema”.

    Fotos EB23DAFG
    Fotos EB23DAFG
    A Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes continua a promover a campanha de solidariedade cujos principais objetivos têm sido, pelo quarto ano consecutivo, promover a formação integral dos alunos, fomentar o espírito de partilha, promover a cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa e contribuir para a “erradicação da pobreza extrema”.

    Este projeto surgiu no ano letivo 2008/2009 fruto da constatação de haver muitos casos de alunos que vinham para a escola com fome estando, desde então, integrado no Plano Anual de Atividades deste Agrupamento.

    No dia 2 de junho realizaram-se dois espetáculos de solidariedade, no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, com vista à angariação de verba para fazer os “cabazes” que irão ser distribuídos no final do ano letivo às famílias mais carenciadas que têm educandos a frequentar essa escola. É de salientar a participação do Clube de Teatro da escola, orientado pela professora Rosa Mary Manso, de vários alunos e ainda da Escola de Dança de Ermesinde e Academia Atitude, que se associaram à iniciativa. O ingresso foi feito através da aquisição de bilhetes a 1 euro e da entrega, por bilhete, de um género alimentar com prazo de validade alargado. Os respetivos espetáculos realizaram-se, um às 15h00 e outro às 21h00. Neste último estiveram presentes, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho e a vereadora da Ação Social e Educação, Maria Trindade Vale.

    foto
    PALAVRAS

    DOS

    AUTARCAS

    Na sua intervenção, no início do evento, referiu o presidente da Câmara, João Paulo Baltazar: «Na perspetiva da solidariedade, estamos numa altura em que os problemas sociais se acentuam, e portanto todas as ações de solidariedade que as autarquias, as escolas, possam desenvolver, são todas elas bem-vindas, é por uma boa causa, tenho a certeza que vai ser um bom espetáculo. Obrigado por me deixarem presenciá-lo!».

    Por sua vez, Luís Ramalho, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, apontou:

    «Queria agradecer em particular a presença do Sr. Presidente da Câmara, Dr. João Paulo Baltazar, Srª Vereadora da Educação, Maria Trindade Vale, pais, alunos, colaboradores, simpatizantes, é para nós um prazer ver este auditório cheio, e ainda por cima com uma atividade tão nobre quanto esta. Espero que este dia tenha tido um bom resultado, para que esta atividade, que se tem vindo a repetir, se possa repetir e crescer ao longo dos próximos anos. Mais uma vez, obrigado pelo convite e pela presença de todos».

    Foi muito agradável termos estados todos juntos por uma causa que se quer cada vez mais de todos e para todos: a Solidariedade!

    FEIRA DA SOLIDARIEDADE

    foto

    Nesse mesmo dia realizou-se, também, a segunda “Feira de Solidariedade” deste ano letivo, num espaço público disponibilizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde.

    A comunidade educativa tem-se revelado solidária e a sua adesão a este projeto tem sido francamente positiva, havendo, contudo, que valorizar a disponibilidade de vários alunos e encarregados de educação da escola que têm sido incansáveis na organização e realização das várias atividades: os G.U.N.A.S. (Grupo Unido Na Ajuda Solidária) e os G.U.N.A.S. Seniores.

    É de salientar que este trabalho, que temos vindo a desenvolver desde 2008, vem ao encontro daquilo que o Ministério da Educação quer fomentar e apoiar nas escolas portuguesas: incentivar e valorizar a atividade voluntária junto dos jovens e dinamizar o trabalho voluntário de todos os que pretendem realizá-lo. Podemos, assim, com orgulho, dizer que fomos pioneiros.

    Há também que referir a preciosa colaboração prestada não apenas pela Câmara Municipal de Valongo, Junta de Freguesia de Ermesinde, como ainda da Direção da escola, EDP-Gás, Papelaria Alberto Sousa e PSP de Ermesinde.

    Os objetivos desta campanha foram plenamente atingidos e todos os envolvidos se sentem cada vez mais encorajados a continuar com um gesto que tem trazido a várias famílias algum conforto.

    Por: Maria Helena Ferreira / Rosa Mary Manso (*)

    (*) Professoras responsáveis pelo projeto

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].