Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2012

    SECÇÃO: Educação


    Jantar Queirosiano na Escola Secundária de Alfena

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O Agrupamento de Escolas de Alfena levou a cabo, no passado dia 8 de junho, uma curiosa – e vistosa – iniciativa, um Jantar Queirosiano, no qual participaram docentes, funcionários, pais e alunos do 11º Ano. A grande novidade deste evento que, é de esperar possa ser repetido em anos posteriores, é que se pretendia reconstituir o ambiente novecentista no qual decorre a ação de “Os Maias”, o grande romance de Eça de Queirós, objeto do programa curricular. Não só a soirée era abrilhantada com os trajes da época, que professores, funcionários e alunos fizeram questão de exibir, como a gastronomia pretendeu seguir as indicações queirosianas, espelhadas, por exemplo em “A Cidade e as Serras”, no jantar em Tormes. Assim havia para degustar canja de galinha, arroz de favas, lombo assado e outras iguarias do menu tão consagrado.

    Mas além disso, o jantar foi ainda servido por antigos alunos do curso profissional CEF de Mesa, trajados a rigor.

    O jantar acabou assim por atrair a curiosidade de algumas personalidades marcantes da vida de Alfena, como o vereador Arnaldo Soares e o presidente de Junta Rogério Palhau.

    foto
    E para dar ainda maior cor e vida ao evento, havia cavalos e charretes no exterior da escola, dando um toque ainda mais exuberante ao evento.

    Alunos e alunas, divertidíssimos, posavam felizes uns para os outros... e Eça ficou mais perto.

    A iniciativa, organizada pelas professoras Lisete Pinheiro e Luísa Pinho, pretendia assim, no fundo, apimentar o estudo da obra de Eça de Queirós, procurando despertar mais interesse por esta e espicaçar a curiosidade dos alunos. E vem na sequência de uma iniciativa– contaram-nos – já lançada há dois anos, a do Roteiro Queirosiano, que então levou os alunos do 11º Ano a Lisboa.

    O evento foi ainda aprimorado com a leitura de excertos de “Os Maias” e com apontamentos musicais em flauta transversal.

    Presente e também entusiasmada com a iniciativa, estava a diretora do Agrupamento de Escolas de Alfena, Felisbina Neves, que via nesta, além do evidente interesse pedagógico, também mais uma iniciativa que lhe permitia uma maior aproximação aos alunos, o que nem sempre é fácil num Agrupamento Escolar de tal dimensão, que abriga, além da Escola Secundária, as EB1/JI do Barreiro, Cabeda, Codiceira, Lombelho e Xisto.

    Todos para a mesa!

    foto
    .

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].