Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2012

    SECÇÃO: Saúde


    INICIATIVA PIONEIRA EM PORTUGAL

    Jovens de norte a sul do país convidados para integrarem acampamento gratuito

    A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase promove o 1º Acampamento para Jovens com Psoríase, dos 18 aos 35 anos, numa iniciativa inédita em Portugal, de 30 de junho a 1 de julho, no Parque de Campismo de Montargil. As inscrições são gratuitas e o transporte também.

    «Esta iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens portadores de psoríase e ajudá-los a lidar com a sua doença, no dia a dia, promovendo a partilha de experiências e a participação em atividades conjuntas», refere Vítor Baião, presidente da Direção da PSOPortugal.

    E acrescenta: «Os jovens são muitas vezes alvo de discriminação social e preconceitos porque as pessoas não sabem que a psoríase não é uma doença contagiosa. Este preconceito afeta negativamente a vida dos mais novos pelo que é nossa missão ajudá-los a combater este estigma. Com esta iniciativa queremos também desmistificar muitos dos receios que os jovens com psoríase têm em relação ao futuro».

    As inscrições para o 1º Acampamento para Jovens com Psoríase são gratuitas e incluem o alojamento, transporte em autocarros, refeições e todas as atividades planeadas.

    Para se inscreverem os jovens com psoríase, entre os 18 e os 35 anos, devem enviar um email, até ao dia 22 de junho, para [email protected].

    Para mais informações contactar o telefone 217 978 201.

    CONCURSO COM ARTE

    Além desta iniciativa, a PSO Portugal está a promover um concurso de arte em que irá avaliar o melhor trabalho que “ilustre” o dia a dia de um jovem com psoríase. O trabalho pode ser um desenho, fotografia ou colagem, que descreva o que é viver com esta doença. O vencedor receberá uma máquina fotográfica digital. Para mais informações consulte o regulamento em www.psoportugal.com.

    A psoríase é uma doença autoimune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele. Não sendo contagiosa, é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afeta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

    A PSOPortugal, entidade com seis anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem desta doença.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].