Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2012

    SECÇÃO: Local


    Maleitas da Cidade

    Fotos JOÃO DIAS CARRILHO
    Fotos JOÃO DIAS CARRILHO

    LUGAR DE ESTACIONAMENTO... DE ECOPONTO – No lugar da Gandra, na Rua da Índia Portuguesa, foram colocados ecopontos para recolha de materiais reciclados, e bem! Porém foram colocados no lugar de estacionamento de viaturas. Havendo ao lado, fora do passeio lugar disponível, que normalmente serve para depósito de lixo. Como em parte desse espaço ali foi construído um mamarracho, já citado nas colunas deste jornal, a Câmara Municipal não tem sabido, querido, ou podido descalçar a bota, o espaço não estará disponível... e lá se foi mais um lugar de estacionamento, o que até dará algum jeito, pois não muito distante existe parque pago!

    foto

    O ZIGUEZAGUE – Na Rua Dr. Egas Moniz, em tempos, antes de haver parque pago nas proximidades, podia estacionar-se no sentido norte-sul. Recentemente tal foi proibido com pinturinha ziguezague. Dos dois lados. Aliás, se no topo sul existe o sinal de proibição de estacionar no sentido sul-norte, para quê gastar tinta? Se o estacionamento poderá eventualmente embaraçar o trânsito, porque não criar uma rua de sentido único? Será que aquele segmento de rua só começou a dar problemas depois de, por perto, serem implantados parquímetros?

    foto

    foto
    ESTACIONAMENTO NAS CURVAS – Gostaria de alertar o pelouro do trânsito da Câmara Municipal de que o Código da Estrada nos ensina que não se pode estacionar 5 metros antes de: cruzamentos, curvas, entroncamentos etc., dentro das localidades. Parece-me que existem por aí muitos pontapés na gramática, vejam-se por exemplo as recentes alterações no cruzamento das ruas de S. Silvestre e Infante D. Henrique, onde foram alteradas as marcações, que nem parecem carne nem peixe e se alguém beneficiou foi: o acesso dos camiões ao ecoponto para reciclagem do lixo e outras viaturas de grande porte (positivo) e também o “patrão” dos parcómetros. E para confirmar que este Sr. se torna beneficiado na balizagem das baias de estacionamento e contra as regras do código da estrada, aqui vai o exemplo do entroncamento das ruas de S. Silvestre e Dr. Alberto Lemos, com marcação de baia de estacionamento em transgressão, em cima da curva. Mas se medirmos bem existem mais pecados veniais. Será desconhecimento das regras do Código da Estrada, ou oportunismo? Não nos chegará não podermos ter um policiamento mais presente para tantos e tantos atropelos às regras de trânsito nesta cidade? Mas aleluia!, para vigiar permanentemente os parquímetros até há vigilantes aos pares, como os frades!

    foto

    foto

    OS PENDURICALHOS – É norma pendurar publicidade em tudo o que seja poste ou postalete e depois esta fica ali até cair de madura, incomodando os transeuntes e mesmo quando colocada muito baixo, a causar risco de agressão a quem circule mais descuidado ou a crianças ao colo. Quando presa com arames o perigo aumenta. Existe um habitué que coloca um cartaz em frente aos bancos na Rua 5 de Outubro, perturbando quem ali se senta para uns momentos de repouso e distração, e que por norma são pessoas idosas, que para ali vão conviver com os amigos e matar a solidão, tão em voga hoje em dia. A necessidade aliada à ganância não respeita quem ali deseja usufruir de uns momentos de repouso e tem de levar com o entulho à frente do seu nariz. Não lhe basta a chusma de latas que indevidamente por ali estaciona. Um Sr. Presidente de Junta várias vezes tem prometido banir o excesso da lataria reinante. Estes penduricalhos aparecem muito nos cruzamentos e entroncamentos, retirando visibilidade aos automobilistas e criando perigo de acidentes. Ninguém vê isto?

    foto

    foto

    ZEBRADO A MAIS? – A Rua Presas de Sá foi repavimentada e pintadas as balizas de sinalização horizontal. Porém o espaço para viragem do trânsito à esquerda para a Rua Duarte Lobo mostra-se muito curto, pois se mais de duas viaturas ligeiras forem no mesmo sentido e não puderem avançar de imediato, podem originar engarrafamento de trânsito. Como ali se configura uma grande extensão de zebrado, talvez se pudesse ter prolongado a extensão do espaço para quem vai virar à esquerda. Se foi para prevenir possíveis acidentes estará certo. Mas parece que em qualquer dos casos a situação pode enganar gregos e troianos.

    Por: João Dias Carrilho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].