Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2012

    SECÇÃO: Opinião


    foto

    Pensionistas da PT

    Segundo notícia publicada na comunicação social, os pensionistas da PT vivem momentos de compreensível angústia, estupefação e sentimentos próprios de quem foi enganado, tudo agravado quando veem que os responsáveis pela empresa devedora das pensões por ela assumidas, se refugia num comprometedor silêncio perante a arrogância de um Estado que, a seu pedido e benefício, tomou os fundos garantes de obrigações que não quererá reconhecer, refugiando-se em formalismos e textos, quiçá, redigidos com pouca preocupação jurídica, atendendo à boa fé das partes.

    Salvaguardando eventuais incorreções da notícia, parece que o assunto deve ter a seguinte abordagem:

    1) Antes do Governo se interessar pela tomada dos fundos que garantiam as pensões aos trabalhadores da PT, esta assegurava aos seus reformados o pagamento dos subsídios de férias e de Natal.

    2) Se o Governo, no seu interesse, não tivesse feito o referido negócio, estaria fora de causa que a PT continuaria a garantia o pagamento dos subsídios de férias e de Natal, como sempre fizera.

    3) Sendo uma empresa sujeita a revisão de contas e a auditorias externas, não é concebível que o património do Fundo de Garantia das Pensões da PT não estivesse devidamente provisionado para continuar a responder pelas responsabilidades assumidas perante os colaboradores.

    4) É, assim, de estranhar que o Estado se tenha apoderado dos recursos quando lhe fez jeito para “mascarar” o défice orçamental, recusando-se agora a cumprir as correspondentes obrigações, deitando mão a interesseiras leituras.

    Não menos intrigante é a PT não ter imediatamente assumido duas incontornáveis posições: declarar que o Estado, se é uma pessoa de bem, deve garantir aos pensionistas da PT os subsídios em causa e, na eventualidade deste se recusar a fazê-lo, substituí-lo nos correspondentes pagamentos, com recurso aos tribunais se se considerar enganada e lesada no seu património.

    Quem não deve continuar a viver o drama da incerteza são os pensionistas, que certamente não participaram na negociação, na redação do documento e na sua assinatura.

    Há povos e governos que nos rotulam de PIIGS, e políticos portugueses que se esforçam para que tenham razão. Ao que chegou um Povo que descobriu meio mundo!

    Por: A. Alvaro de Sousa

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].