Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2012

    SECÇÃO: Destaque


    SECRETÁRIO DE ESTADO DO EMPREGO, PEDRO MARTINS, ESTEVE PRESENTE NA INAUGURAÇÃO

    Fórum Cultural de Ermesinde recebeu a 3ª edição da Valoriza-te – Feira de Emprego e Formação

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Numa altura em que o desemprego atinge níveis dramáticos, a 3ª edição da Valoriza-te – Feira de Emprego e Formação do Concelho de Valongo, procurou ser uma luz ao fundo do túnel para um número cada vez maior de pessoas que desesperam com a escassez de emprego no nosso país. Foram pois muitos aqueles – graúdos e menos graúdos, porque este é um flagelo que não escolhe idade – que passaram pelo Fórum Cultural de Ermesinde, local onde durante os dias 10 e 11 de maio decorreu o evento, na procura de novos caminhos profissionais. A inaugurar a feira esteve o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins, que após elencar algumas medidas que o Governo está a levar a cabo no sentido de ultrapassar a crise do desemprego, deixou um elogio à autarquia valonguense pela edificação da iniciativa que ali era inaugurada, ressalvando a importância deste tipo de eventos como meio de potencializar as ofertas de emprego, a formação profissional e o empreendedorismo.

    Diante de uma casa de espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde repleta Fernando Melo deu início à Valoriza-te 2012, uma ação que acontece pelo terceiro ano consecutivo pela mão da Agência para Vida Local/Câmara Municipal de Valongo (CMV) e que este ano contou com a presença de cerca de quatro dezenas de entidades parceiras (na esmagadora maioria oriundas do setor da formação profissional), entre as quais se encontrava o Centro de Formação do Centro Social de Ermesinde. Após um breve apontamento musical levado a cabo pelos alunos de música do ensino especializado dos 5º e 6º anos da Escola de S. Lourenço, o presidente da autarquia usou então da palavra para dar início a esta 3ª edição da feira, começando por lembrar que o país vive numa conjuntura difícil, impondo-se a necessidade de criar iniciativas como a que ali tinha lugar, que sejam da maior utilidade a uma população que luta pelo acesso ao emprego. Ressalvaria então que aquela feira era um claro exemplo do trabalho que tem sido realizado pela autarquia no sentido de ajudar os seus munícipes nesta procura pelo emprego.

    CONCELHO DE VALONGO TEM 8739 DESEMPREGADOS!

    foto
    A intervenção seguinte seria da vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara, Maria Trindade Vale, que diria então que ao longo dos últimos anos a sociedade sofreu profundas mudanças, surgiram muitas inquietações e um elevado grau de insegurança, sendo esta pois a altura de encontrar novos caminhos no sentido de minimizar esses estados e insegurança e inquietação; no fundo uma das razões da existência desta feira, onde foram colocados ao dispor de um público variado uma panóplia de ferramentas necessárias para lutar por um posto no mundo do trabalho, desde variadas ofertas de formação/requalificação profissional, workshops (“Gestão da imagem pessoal”, “Como procurar emprego”, “Networking”), seminários (“Empreendedorismo no feminino”), ações de formação para a reintegração no mercado de trabalho, entre muitas outras ações. Ofertas de emprego propriamente ditas, no fundo o motivo que fez deslocar muitos visitantes à feira foram poucas, ou não estivéssemos nós a atravessar uma das piores crises da nossa história no que concerne a este tema.

    De seguida, e num tom de alerta – mais um –, Trindade Vale recordou ao secretário de Estado do Emprego que a taxa de desemprego no país tinha atingido uns alarmantes 14,3 por cento, e que o cenário no Concelho de Valongo não era diferente, muito pelo contrário, adiantando que de momento o número de desempregados no concelho é de exatamente 8 739, sendo a faixa etária mais afetada a que vai dos 35 aos 54 anos, e que é o sexo feminino aquele que mais engrossa este elevado número do desemprego local.

    Por sua vez o secretário de Estado do Emprego começou por elogiar a iniciativa da CMV, classificando-a de muito importante no atual contexto de crise de empregabilidade, no sentido em que a valorização e aquisição de novas competências profissionais são uma ferramenta imprescindível para contornar a crise que se faz sentir. Lembraria em seguida que também o Governo está empenhado em ultrapassar este mau momento da História do País, elencando uma série de medidas que estão a ser tomadas com o intuito de combater o desemprego, entre as quais a análise e discussão da legislação laboral, de forma a proporcionar um contexto mais favorável ao empreendedorismo e ao incentivo à criação de emprego jovem.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].