Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 08-05-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    AVE 893-A

    Distros em linha

    Esta semana, o site dedicado às distribuições de software livre Distrowatch anunciou o lançamento das seguintes distros: Porteus 1.2 RC2, Slackel KDE-4.8.2-1, Vyatta 6.4, Puppy Linux 5.3.3 "Slacko", Lightweight Portable Security 1.3.4, ArchBang Linux 2012.05, OpenBSD 5.1 e CrunchBang Linux 11 R20120430.

    Uma nova distribuição entrou para a base de dados, o SolusOS, e outras quatro entrearam para a lista de espera: Anthon. NAS4Free, OSGeo-Live e SprezzOS.

    PORTEUS 1.2 RC2

    O segundo “release candidate” de Porteus 1.2, uma distribuição live CD baseada em Slackware, com uma escolha entre desktops KDE 3 (Trinity), KDE 4, LXDE e Xfce está pronto para testes. Inclui várias melhorias e correções de bugs.

    SLACKEL KDE-4.8.2-1

    Dimitris Tzemos anunciou o lançamento de uma versão atualizada do Slackel, uma distribuição baseada em Slackware mas providenciando software extra nos seus próprios repositórios, informando sobre atualizações disponíveis. Alguns novos programas foram adicionados nesta versão: Firefox 12.0, Pidgin, VLC 2.0.1 e Calligra. Versões 32 e 64 bits.

    VYATTA 6.4

    Vyatta Mohit Mehta anunciou o lançamento do Vyatta 6.4, uma distribuição baseada em Debian e especializada para firewalls and routers.

    PUPPY LINUX 5.3.3 "SLACKO"

    Barry Kauler anunciou o lançamento do Puppy Linux 5.3.3 "Slacko", uma versão compatível com Slackware Linux. Vem com o kernel Linux 3.1.10 compilado com suporte a Aufs, na típica forma Puppy manner. SeaMonkey 2.9.1 é o browser pore defeito, mas também podem ser instalados Firefox, Chromium, Opera, Netsurf, Iron, Dillo e Links

    LIGHTWEIGHT PORTABLE SECURITY 1.3.4

    Software Protection Initiative (SPI) anunciou o lançamento do Lightweight Portable Security (LPI) 1.3.4, uma versão atualizada deste live CD especializado para navegação segura e anónima e com origem nos serviços de informação norte-americanos.

    ARCHBANG LINUX 2012.05

    Stan McLaren anunciou o lançamento do ArchBang Linux 2012.05, a uma distribuição muito leve baseada em Arch, com desktop Openbox. Entre o software com que vem distribuído encontram-se o visualizador de imagens Shotwell, Conky melhorado, Epdfview em vez de zathura; adicionado suporte a Broadcom wireless.

    OPENBSD 5.1

    Theo de Raadt anunciou o lançamento do OpenBSD 5.1, um sistema operativo BSD com a tónica na segurança. De novo traz suporte melhorado a comunicações móveis, suporte a Intel 82580, MegaRAID 9240 e Nuvoton NCT6776F. Fornecido com OpenSSH 6.0, GNOME 3.2.1, KDE 3.5.10, Xfce 4.8.3, MySQL 5.1.60, PostgreSQL 9.1.2, Postfix 2.8.8, Mozilla Firefox 3.5.19, 3.6.25 e 9.0.1, LibreOffice 3.4.5.2.

    CRUNCHBANG LINUX 11 R20120430

    Philip Newborough anunciou a disponibilidade da primeira “testing build” pública do CrunchBang Linux 11, uma distribuição Linux muito leve, com Openbox, baseada em Debian "Wheezy". SLiM susbstitui GDM; Chromium susbstitui Iceweasel; Compton susbtitui xcompmgr e Cairo Composite Manager; PulseAudio vem agora instalado por defeito.

    NOVAS DISTRIBUIÇÕES

    SOLUSOS

    SolusOS é uma distribuição desktop amigável, baseada bna última versão estável do Debian. Vem com desktop GNOME 2 desktop, uma boa seleção de aplicações para o trabalho do dia a dia, aplicações atualizadas dos repositórios backport do Debian e dos seus próprios e uma série completa de plugins multimedia. O menu do GNOME é adaptado, havendo ainda um intuitivo instalador gráfico.

    ANTHON.

    Anthon é uma distribuição de origem chinesa baseada em open-SUSE, criada para um público de jovens estudantes. Vem com um desktop especial GNOME 3.

    NAS4FREE

    NAS4Free é uma solução de armazenamento NAS open-source baseada em FreeBSD. Suporta transferência de ficheiros através de sistemas Windows, Mac OS X e UNIX, e inclui ZFS, Software RAID, encriptação de disco, S.M.A.R.T / relatórios de email com protocolos CIFS (Samba), FTP, NFS, TFTP, AFP, RSYNC, Unison, iSCSI, UPnP e BitTorrent. O sistema é altamente configurável através de um interface web. NAS4Free pode ser instalado numa pen Flash USB ou em disco rígido, ou ser inicializado de um live CD.

    OSGEO-LIVE

    OSGeo-Live é um DVD live, drive USB ou máquina virtual baseada em Xubuntu, e contendo grande variedade de software geo-espacial. É composto inteiramente de software livre, permitindo ser livremente distribuído e duplicado.

    SPREZZOS

    SprezzOS é um sistema operativo derivado de Debian, com o ambiente GNU fornecido a partir de um kernel Linux ou FreeBSD. É uma distribuição dirigida a profissionais.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].