Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2012

    SECÇÃO: Cultura


    MOSTRA DE TEATRO AMADOR DO CONCELHO DE VALONGO - 2012

    O brilho das Estrelas... da Balsa

    Foto ANA MARTA FERREIRA
    Foto ANA MARTA FERREIRA
    A 13ª peça da Mostra de Teatro Amador Valongo 2012 foi "Planeamento Familiar", obra encenada por Hélder Rodrigues e estrelada pelos atores do Centro Recreativo Estrelas da Balsa.

    Para o encenador Hélder, estrear uma peça num registo sério é uma missão impossível e, por isso, “Planeamento Familiar” é mais uma comédia do início ao fim. A maioria do texto basea-se em anedotas e linguagem jovial e é frequente o uso do calão, pois as personagens a isso obrigam.

    “Planeamento Familiar” é a história de um casal católico que pede ajuda ao padre da aldeia – o divertidíssimo Padre Firmino – para que possam usar métodos contracetivos sem ofender a religião.“O público sentava-se ao som de música clássica tipicamente clerical e já o cenário estava à vista: uma perfeita e pormenorizada igreja, com bancos, altar e cruz verdadeiros. Ao lado do altar, dois santos: António e Maria, que conversavam entre si nos "apartes" da peça, que se revelaram dos momentos mais hilariantes da noite e que só pecaram por serem poucos.

    A interpretação esteve ao nível da peça e foi de encontro ao que o público esperava – o Fórum Cultural de Ermesinde encheu com público dos cinco cantos do conselho, incluindo o presidente da Junta de Freguesia de Sobrado. Com apenas cinco atores em palco na esmagadora maioria dos 90 minutos, as personagens individuais foram muito exploradas e bem desenvolvidas. Destaque para Amável, ator jovem que interpretou de forma esplêndida a personagem do Padre Firmino, conseguindo arrancar gargalhadas do público a cada linha do guião, e para Hélder Rodrigues, que não só encenou como também protagonizou a peça, assumindo a pele de Zé, um trabalhador pobre e frustrado por ter tantos filhos e pouco dinheiro para os sustentar.

    Não faltaram referências a personalidades conhecidas de Sobrado, como o padre Vicente e a cabeleireira Dilma, a filmes como o “Titanic” e “O Senhor dos Anéis”, e a vídeos e matérias que têm feito furor entre os jovens. Foi precisamente com a música de uma banda recente direcionada para um público jovem (LMFAO) que a peça terminou, quando a igreja foi invadida pelos 12 filhos do casal e se transformou numa discoteca.“Já terminada a representação, o encenador Hélder esclareceu dúvidas ao público e agradeceu à CM de Valongo e a todos os intervenientes – diretos e indiretos – na peça.

    FICHA TÉCNICA

    CENTRO RECREATIVO ESTRELAS DA BALSA

    Peça: “Planeamento Familiar”

    Autor do texto original: Ilse Losa

    Encenação: Hélder Rodrigues

    Coreografia: Estrelas da Balsa

    Cenografia: Estrelas da Balsa

    Figurinos: Manuela Neves

    Elenco: Hélder Rodrigues, Amável, Inês, Daniela, Filipe Mota.

    Por: Ana Marta Ferreira

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].