Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2012

    SECÇÃO: Destaque


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Contas de exercício positivas pelo segundo ano consecutivo

    Reuniu ontem, dia 29 de março, em Assembleia Geral de associados, o Centro Social de Ermesinde, para apreciar, em sessão ordinária, o Relatório de Atividades e Contas relativo ao ano de 2011.

    Com uma fraca afluência de participantes já habitual, a Assembleia acabou por aprovar, por unanimidade, os documentos apresentados pela Direção, que revelam um resultado positivo de exercício superior a 115 mil euros, sendo ainda cumprido um voto de louvor, pontuado com uma salva de palmas pelo desempenho da Direção e funcionários, proposto pelo presidente do Conselho Fiscal.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Pelo segundo ano consecutivo, a Direção do Centro Social de Ermesinde apresentou aos sócios um resultado de exercício positivo. Se o ano passdo o resultado foi de 78 632,19 euros, este ano foi ainda melhor, apresentando as Contas um resultado final positivo de 115 485,57 euros.

    Concentrando-se este ano o Relatório geral mais na área da Gestão e menos nas Atividades, foram estas apresentadas de uma forma mais diretamente ligada ao trabalho das várias valências do Centro Social, apresentadas de uma forma estruturada, e segundo uma esquematização prévia, numa tentativa de tornar o documento ainda mais objetivo.

    Quanto às Contas propriamente ditas o Relatório aprovado salienta ainda a redução das dívidas a fornecedores, agora de 55 mil euros, sendo firme o compromisso de as resolver – «nós entendemos que as dívidas são mesmo para pagar» – comentou o presidente do Centro Social de Ermesinde, numa referência bem humorada a uma recente declaração que terá proferido um nosso ex-governante.

    O Relatório de Gestão refere depois os mais significativos resultados da IPSS analisados à lupa, na ótica particular das suas valências uma a uma.

    E entre entre resultados é salientado o bom resultado de conjunto das respostas sociais dirigidas à infância – Creche, Creche Familiar e Jardim de Infãncia – com um resultado positivo de 138 mil euros.

    Já quanto ao ATL registou-se um défice de 24 mil euros, natural numa área que sofreu com a diminuição das comparticipações da Segurança Social e, sobretudo, com a «concorrência desleal» por parte do Estado, como sublinhou o presidente da Direção.

    As respostas sociais da terceira idade – Apoio Domiciliário e Lar – registaram, por sua vez, um resultado positivo de 101 mil euros.

    foto
    A área da formação profissional e emprego – Centro de Formação, GIP e Empresa de Inserção – apresentaram um resultado negativo de 32 mil euros, mas que em parte são explicados por uma compensação à caducidade de um contrato, e a uma alteração de regras contabilística.

    O jornal “A Voz de Ermesinde”, por sua vez, contabilizou perdas de 54 mil euros, sendo que no capítulo da despesa, a reduziu entre 2010 e 2011 de 84 mil para 67 mil euros. Tendência de redução que deverá acentuar-se no próximo exercício com a passagem do jornal a mensal, na edição em papel. Seria agora a vez de se atuar sobre a receita, no sentido de equilibrar as contas do jornal.

    O Relatório salienta ainda a realização de obras de conservação e beneficiação do edificado da IPSS sem recurso a meios financeiros, mas resultado da solidariedade e empenhamento de dirigentes, trabalhadores e fornecedores.

    O presidente da Direção terminou agradecendo aos trabalhadores, já sem atualizações salariais há três anos, o seu grande esforço e empenho.

    Quase pequenos fait divers da sessão foram a cooptação por anuição voluntária de uma associada – Fátima Costa, para preencher o lugar vago e secretariar na sessão a Mesa da Assembleia Geral, e o reparo do presidente desta, José Maria Ferreira dos Santos, para que se corrigisse a apresentação do seu nome, de forma a que não se pudesse vir a confundir com o do seu pai, José Ferreira dos Santos, tal como vinha escrito no Relatório.

    Ausentes estiveram também o secretário e relator do Conselho Fiscal, ausências essas justificadas pelo presidente daquele órgão.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].