FUTEBOL
Férias precisam-se para os lados da Formiga
Com a temporada a caminhar a passos largos para o seu final, é por esta altura notório que muitas equipas acusam o esforço despendido ao longo de quase um ano de trabalho. Desgaste físico que se reflete nas exibições e consequentemente nos resultados – negativos – alcançados. Neste grupo insere--se o Formiga, conjunto ermesindense que depois de uma sensacional primeira volta, onde ocupou jornadas a fio os lugares cimeiros da tabela da Série 1 do Campeonato Distrital da 2ª Divisão, apresenta agora uma nítida quebra de rendimento, expresso – sobretudo – numa série de resultados menos positivos averbados ao longo das últimas semanas. A vontade – em ganhar – e a qualidade patenteadas na primeira metade da competição estão lá, mas as pernas é que já dão claros sinais de estar a precisar de férias. E março é um bom exemplo desta fase menos boa dos formiguenses, mês em que estes elevaram para seis o números de jogos consecutivos em que não agarram as vitórias (a última remonta a 29 de janeiro).
Março teve início então com a derrota mais pesada da época, averbada (no dia 11) no reduto do Mocidade Sangemil, o líder da prova, que em jogo da ronda 26 goleou a equipa de Ermesinde por 6-0. Dias mais tarde (17 de março) o Formiga deu um ar da sua graça, tendo alcançado um empate a três bola na receção ao Amarante “B”, e mais do que isso mostrando a espaços o bom futebol patenteado na primeira parte da época. Tozé, por duas vezes, e Braga foram os autores dos golos azuis e brancos neste encontro.
E no passado domingo os pupilos de Nuno Melo viajaram até Paços de Ferreira onde, em partida alusiva à 28ª jornada, defrontaram o Raimonda. Luís Carlos apontaria para a equipa da casa o golo solitário deste duelo, conferindo desta forma ao Formiga o seu nono desaire de 2011/12.
Em termos de classificação esta série de resultados menos bons dos ermesindenses poucas, ou nenhumas, alterações provocou. O Formiga continua instalado no 7º lugar, agora com 35 pontos, com o principal objetivo desta estreia em campeonatos distritais de seniores matematicamente – há muito – cumprido, isto é, a manutenção. E quem também já terá praticamente atingido os seus objetivos é o Mocidade Sangemil, a quem o título de campeão de série – e a consequente subida de divisão – dificilmente escapará, já que a 6 encontros do final lideram com 64 pontos, mais 8 que o 2º colocado, o Gondim.
Nota: Todos os resultados e classificações desta competição podem ser consultados online em Resultados Desportivos.
|