Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-02-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Apache HTTP Server 2.4 com olhos na na nuvem

    A Apache Software Foundation anunciou o lançamento do Apache HTTP Server 2.4. Esta nova versão é descrita como «ideal para ambiente de Cloud», com performance melhorada, menor uso de recursos e melhor concorrência. A versão lançada é na verdade a 2.4.1 – primeiro lançamento de disponibilidade geral da branch 2.4.x. Os desenvolvedores dizem que a 2.4.1 é a «melhor versão do Apache HTTP Server disponível e encoraja utilizadores de todas as versões anteriores a atualizarem».

    Dentre as novas características no coração do Apache HTTP Server está a habilidade de construir MPMs (Multi-Processing Modules) que são carregáveis e configuráveis em tempo de execução. Um MPM em particular, o evento MPM que reduz uso de threads enquanto mantém conexões ativas, foi movido de experimental para totalmente suportado. O evento MPM ajuda na escalabilidade de aplicações web modernas ao reduzir o número de threads ativas; é considerado uma das maiores melhorias no servidor HTTP. Suporte completo ao evento MPM traz o Apache HTTP Server de volta à performance competitiva com outros servidores web, como nginx, que já foi otimizado para o cenário de se ter muitas conexões inativas.

    Fonte: http://www.apache.org/dist/httpd/Announcement2.4.html

    HijackThis agora é software livre

    A Trend Micro publicou o código-fonte de sua ferramenta gratuita anti-malware, o HijackThis (HJT), no Sourceforge ,sob uma licença GPLv2, e diz que continuará a manter o código original mas também incorporando modificações da comunidade.

    Esta ferramenta baseada em Visual Basic, escaneia o registo e ficheiros de inicialização de PCs Windows por evidência de infeção por pestes maliciosas.

    Download em http://sourceforge.net/projects/hjt/ .

    Fonte: http://www.h-online.com/security/news/item/HijackThis-now-open-source-1437743.html

    Lançado VLC 2.0

    Foi lançada a versão 2.0 do VLC media player, de codinome "Twoflower". «Com a descodificação mais rápida em multi-core, GPU, e hardwares móveis e a habilidade de abrir mais formatos, notavelmente profissional, HD e codecs de 10bits, a versão 2.0 é uma grande atualização para o VLC. Twoflower tem uma nova pipeline de renderização de vídeo, com legendas em qualidade mais alta e novos filtros de vídeo para melhorar os vídeos. Suporta diversos dispositivos e discos BluRay Discs (experimental)».

    Dowload em http://www.videolan.org/vlc/releases/2.0.0.html

    Fonte: http://lwn.net/Articles/482339/

    Qt Labs apresenta substituto para o qmake

    Os desenvolvedores do Qt Labs apresentaram uma versão inicial, experimental, da Qt Build Suite (apelido qbs, pronunciado "cubes"). O software deverá eventualmente substituir o gerador de Makefiles qmake e, com uma gama maior de funções, ser comparável a ferramentas de build como Ant e SCons.

    A linguagem usada no qbs será uma forma simplificada da QML. O software usará a descrição em alto-nível do projeto para criar um gráfico de dependência apropriado, que mais tarde pode ser usado para builds incrementais rápidos. Um benchmark inicial mostra que o qbs já é significativamente mais rápido que o qmake.

    Os desenvolvedores enfatizam que o qbs ainda é considerado experimental e que o qmake continuará a ser a ferramenta escolhida para desenvolvimento Qt por algum tempo. Aqueles que quiserem testar o qbs podem baixar o código, GPL, do Gitorious: http://qt.gitorious.org/qt-labs/qbs

    Fonte: http://labs.qt.nokia.com/2012/02/15/introducing-qbs/

    Fedora desiste novamente do Btrfs

    O Projeto Fedora voltou atrás nos planos de tornar o Btrfs o seu sistema de ficheiros padrão. Isto só acontecerá no Fedora 18, ao invés da versão 17 como planeado originalmente. Esta é a conclusão baseada numa alteração na página de planeamento do Fedora 17 na Fedora wiki e um ticket no sistema do Fedora Engineering Steering Committee (FESCo).

    De acordo com o ticket do FESCo, o Anaconda – programa de instalação usado pelo Fedora – não suporta completamente o Btrfs. Portanto não é possível modificar discos ou sistemas de ficheiros de forma interativa usando a ferramenta de particionamento do Anaconda.

    Fonte: //www.noticiaslinux.com.br

    Debian anuncia competição artística para a versão 7.0

    O projeto Debian anunciou o lançamento de uma competição para a parte de gráficos da versão 7.0 da distribuição, de codinome "Wheezy". Os desenvolvedores do projeto estão em busca de propostas para diversos gráficos e outros trabalhos artísticos que irão compor a interface da próxima versão do Debian.

    Mais informações sobre a competição, incluindo uma lista de requisitos, pode ser encontradas em http://wiki.debian.org/DebianDesktop/Artwork/Wheezy

    Fonte: http://www.debian.org/News/2012/20120213

    LibreOffice 3.5 lançado com várias novidades

    A The Document Foundation acaba de lançar o LibreOffice 3.5, nova versão da sua suíte de escritórios. Com novidades muito interessantes e muitos bugs corrigidos, o LibreOffice 3.5 é, nas palavras da empresa, «a melhor suíte de escritórios livres do mundo!».

    Download em em http://www.libreoffice.org/download

    Fonte: http://www.ubuntubrsc.com/libreoffice-3-5-lancado-traz-diversas-novidades.html

     

    Outras Notícias

    · Distros em linha

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].