Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2012

    SECÇÃO: Local


    CASA DO POVO DE ERMESINDE FOI O LOCAL ESCOLHIDO PARA MARCAR O INÍCIO DA INICIATIVA CONJUNTA DA LIPOR, MUNÍCIPIOS, E EGI – GESTÃO DE RESÍDUOS

    Projeto de recolha de óleos alimentares usados arrancou no Concelho de Valongo

    Foto LIPOR
    Foto LIPOR
    Arrancou oficialmente a 9 de fevereiro último no concelho de Valongo o projeto da recolha seletiva de óleos alimentares usados, uma iniciativa resultante de uma parceria entre a Lipor, os municípios a esta agregados e a EGI – Gestão de Resíduos. O ato simbólico deste arranque deu-se na Casa do Povo de Ermesinde, um dos 21 locais do concelho onde foram instalados os oleões destinados à recolha dos óleos usados.

    Valongo é assim o sétimo município da área de intervenção da Lipor a avançar com este projeto.

    Presentes na cerimónia que marcou então o início do projeto em terras valonguenses estiveram algumas personalidades locais, entre outros o vicepresidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, e claro está o anfitrião do acontecimento, António Vasques, presidente da Casa do Povo de Ermesinde.

    No uso da palavra João Paulo Baltazar destacou a importância do projeto no sentido da preservação do ambiente do concelho e consequentemente na melhoria da qualidade de vida – ambiental, claro está – dos munícipes. O autarca frisaria que este projeto acolhe em si um duplo benefício, em primeiro lugar a já referida questão da preservação do ambiente, explicando que com a colocação dos óleos usados nos oleões – uma espécie de ecopontos – é evitada a contaminação dos cursos de água na sequência do depósito dos referidos óleos nas redes de esgotos, e em segundo lugar reside o facto de que esta recolha será posteriormente encaminhada para reciclagem, para o fabrico de um combustível biodiesel.

    Presente igualmente neste ato esteve um grupo de crianças da Escola EB1 JI da Gandra a quem João Paulo Baltazar pediu ajuda no sentido de cada uma delas sensibilizar nas suas respetivas casas os familiares mais velhos sobre os benefícios da reciclagem dos óleos alimentares usados.

    A cerimónia – decorrida no exterior da Casa do Povo – foi encerrada com a inauguração oficial do oleão ali instalado, tendo várias crianças do referido estabelecimento escolar exemplificado o gesto simples da reciclagem de óleos usados.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].