Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Claudino Monteiro na Tertúlia BD de Lisboa

    Uma das mais importantes finalidades da Tertúlia BD de Lisboa é a de proporcionar a oportunidade aos novos autores de banda desenhada de se darem a conhecer aos numerosos participantes daquela associação informal.

    Assim aconteceu a 3 de janeiro de 2012, com Claudino Monteiro como Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, no seu 330º encontro (…).

    foto
    Claudino Monteiro é um autor ainda praticamente desconhecido, que falou de si próprio, da sua ainda curta obra, e dos seus projetos nas áreas em que desenvolve a sua atividade, designadamente na BD.

    Aliás, de uma forma bem pragmática, ele foi apresentado aos tertulianos por uma BD de quatro pranchas totalmente de sua autoria (argumento, desenho e colorização) feita propositadamente para o fanzine Tertúlia BDzine (n.º 168), que foi distribuído a todos os participantes em mais este encontro bedéfilo, que, tal como sempre, teve lugar no Parque Mayer, no único restaurante que ainda lá funciona.

    BIOBLIOGRAFIA

    Claudino Mendes Brito Monteiro é filho de caboverdianos, mas nasceu em Lisboa, a 15 de abril de 1981, tendo a nacionalidade portuguesa.

    Completou o 12º Ano na área de Artes e Ofícios na Escola Secundária António Gedeão (concelho de Almada).

    Frequentou depois a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - FBAUL, no curso de Artes Plásticas/Pintura, até ao 3º Ano, que ficou incompleto.

    Em dezembro de 2011 terminou um curso de técnico de multimédia (nível 4), o que lhe possibilita trabalhar atualmente como web designer.

    Aos onze anos ganhou um prémio num concurso cujo tema era "retratos dos pais pelos filhos", para o qual fez o seu primeiro retrato realista, tendo por modelo o próprio pai.

    Ainda no período escolar ganhou três prémios na área da Ilustração, para campanhas publicitárias de produtos alimentares.

    Em 2003, já depois de ter desistido da faculdade, participou num concurso de banda desenhada promovido pelo Centro Comercial Almada Fórum, tendo obtido o 2º lugar.

    Após ter estado a trabalhar na Escócia, entre 2003 e 2005, voltou para Portugal, tendo concorrido com a bd “O Último Cigarro” (quatro pranchas a preto e branco) ao concurso de 2006 do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Não obteve qualquer prémio, mas foi com ela – embora com o título alterado para Cigarro – que iniciou a sua colaboração em “A Peste” (nº5 - 2007), onde também foi reproduzida a bd “Revisionismo. Desencontro de Culturas”, sob argumento de Eduardo d'Orey, e fez também a ilustração da capa, tarefa que voltou a executar nos n.ºs 6 e 7.

    Na mesma publicação, além das duas bedês citadas, tem mais as seguintes: “Decoração Urbana. Quotidiano de uma fabulosa” (n.º 6 – 2009), de novo a colaborar com o mesmo argumentista (e editor de “A Peste”), e a bd “Revolta Torta”, desta feita "a solo", no fascículo editado em 2010, com o n.º 7, último publicado até ver. Nesse mesmo número, outra vez como autor completo, realizou as curtas (duas pranchas cada),” O Motorista que queria ser porteiro de discoteca” e “Porque não se vende BD em Portugal”.

    No que se refere à bd intitulada “Revolta Torta”, feita em quatro pranchas a preto e branco, Claudino diz que ela já cresceu para muitas mais páginas que, talvez em 2012, vejam a luz do dia.

    O que de certeza vai já ser publicado no início de 2012 (...) é a sua primeira banda desenhada a cores, em quatro pranchas, a “Reunião dos Seres Encantados”, no Tertúlia BDzine n.º 168, um fanzine que é oferecido a todos os participantes na Tertúlia BD de Lisboa.

    Claudino Monteiro tem talento diversificado, o que lhe permite abarcar vários quadrantes artísticos. Além de trabalhar essencialmente como webdesigner, e de realizar BD de forma esporádica, faz caricaturas em casamentos, batizados e outros eventos, retratos por encomenda (neste caso, com frequência), e também executa "design" para tatuagens.

    Podem ver-se alguns exemplos destes seus trabalhos em http://www.klaw.hourb.com/ e http://www.wix.com/klawdyno/klaw.

    Participaram nesta Tertúlia BD Lisboa, por ordem alfabética, Adelina Menaia, Afonso Oliveira, Álvaro, Ana Saúde, António Isidro, Cátia Alves, Clara Queiroz Pourbaix, Claudino Monteiro (Convidado Especial), Eduardo d'Orey, Geraldes Lino, Helder Jotta, Isabel Viçoso, João Alves, João Antunes, João Figueiredo, João Sequeira a.k.a. JAS, Manuel Valente, Miguel Ferreira, Milhano, Moreno, Nuno Duarte "Outro Nuno", Nuno Fonseca, Olivier Pourbaix, Paulo Marques, Pedro Bouça a.k.a. Hunter, Pedro Faria, Pepedelrey, Petra Marcos, Rechena, Rui Domingues, João Paulo Sá-Chaves, Sandra, Simões dos Santos e Vasco Câmara Pestana.

    CADÁVER ESQUISITO

    E OUTRAS ILUSTRAÇÕES

    Claudino Monteiro, na sua qualidade de Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, no encontro de 3 de janeiro, inventou a vinheta inicial do "comic jam", a bem conhecida forma de improvisar uma banda desenhada, habitualmente feita nesta tertúlia por seis autores de BD.

    A ilustrar o presente artigo fica o resultado final, em que participaram: Claudino Monteiro, Pepedelrey, 3. Álvaro, João Sequeira, Paulo Marques e Nuno Duarte "Outro Nuno".

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].