Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    MAB Invicta: Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada

    foto
    Vai decorrer no Porto, nos fins de semana de 10/11 e 17/18 de março o Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada – um evento dedicado a várias artes como cinema, ilustração, literatura ou animação, com um especial enfoque na BD.

    O evento terá lugar sobretudo nas nas instalações da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e contará com diversos autores conceituados do Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal com reputadas obras nestas diversas artes.

    Direcionado a um público eclético e de todas as faixas etárias, o evento contará com diversas atividades, como exposições de obras originais dos artistas presentes, visitas guiadas às exposições, sessões de autógrafos, exibição de curtas e longas-metragens, masterclasses de animação além de uma zona comercial onde estarão presentes bancas de diversas livrarias, editoras, entre outros. Desta programação destaca-se ainda a exposição dedicada aos 75 anos do personagem Príncipe Valente criado por Hal Foster (coordenação e cooperação do editor Manuel Caldas), assim como uma exposição com a mascote do evento, Esquiço, que irá servir de sinalética do festival.

    O MAB Invicta conta com diversos parceiros para a sua programação onde, além da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, se incluem a Metro do Porto e CasaViva. A Metro do Porto incumbir-se-á de divulgar o evento no interior das mais de 70 composições abrangendo todas as linhas e nas estações através de vídeos promocionais e reserva de espaço para duas exposições. A CasaViva está responsável pela programação paralela que contará com apresentações de novidades editoriais, exposições e concertos.

    A cidade do Porto não tem contacto com um evento deste género há cerca de 11 anos. A organização pretende assim divulgar aos públicos interessados em cinema, ilustração, animação e banda desenhada um leque alargado de autores de variados estilos não muito conhecidos em Portugal mas que apresentam uma obra de interesse a nível europeu.

    Fonte: http://kuentro.blogspot.com

    Duelo de Tex na cidade do Porto

    Nos fins de semana de 10/11 e 17/18 de março de 2012 realizar-se-á na cidade do Porto, o MAB Invicta – Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada 2012, onde também não deixará de estar presente em grande destaque a popular personagem italiana Tex Willer, não só por uma exposição associada ao Ranger (páginas inéditas do Tex Gigante da autoria de Fabio Civitelli a ser lançado na Itália em julho, e cuja trama contendo 224 páginas, tem o título provisório “La cavalcata del morto”, com argumento e guião de Mauro Boselli), mas também pela presença do conceituado desenhador italiano Fabio Civitelli, assim como pela exposição de homenagem póstuma a Sergio Bonelli, ex-argumentista e editor de Tex.

    Como forma de agradecimento por este novo convite português, o quinto, Fabio Civitelli desenhou uma vez mais Tex em Portugal, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, tendo como pano de fundo, a bela e invicta cidade do Porto, numa das zonas mais emblemáticas, a zona ribeirinha.

    Desta vez Fabio Civitelli idealizou um duelo do Tex, não numa main street, mas sim diante do porto da bela cidade capital do norte de Portugal, tornando assim a presença do Ranger na cidade do Porto muito mais original, respeitando a verdadeira alma portuense, como podemos ver num desenho que o blogue português do Tex divulga para o mundo, mas sobretudo para os apaixonados texianos portugueses em mais um inédito e exclusivo mundial.

    Os texianos presentes nos dias 17 e 18 de março, no evento da cidade portuense, receberão uma cópia de alta qualidade (em formato A4) deste magnífico desenho que comprova a passagem de Tex pelo Porto, devidamente autografado por Fabio Civitelli, já que a organização do MAB Invicta 2012 deseja oferecer uma recordação especial a quem prestigiar o evento marcando presença na bela cidade capital do norte. Trata-se sem dúvida de mais um motivo extra para se fazer presente, até porque para valorizar ainda mais este item texiano, a produção está restringida a apenas 100 cópias.

    Fonte: http://texwillerblog.com/wordpress/?p=35078

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].