Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Conheça as atividades profissionais de maior risco

    Como melhorar a sua postura corporal no trabalho

    As doenças que afetam a coluna e as dores de costas são uma das principais causas de ausência no trabalho. De modo a evitar estas dores é importante haver um ajuste do ambiente de trabalho ao próprio bem estar, com mobiliário adequado, e realizar exercícios simples durante a atividade laboral, alerta a campanha Olhe pelas Suas Costas.

    Se trabalha frente ao computador, deve colocar o monitor ao nível dos olhos. Os ombros devem estar descontraídos, as costas direitas, os cotovelos e joelhos dobrados em ângulos retos. A altura da cadeira deve ser regulada para que os pés possam estar bem apoiados no chão. Lembre-se que é preciso levantar-se e dar alguns passos pelo menos de duas em duas horas.

    «Uma postura corporal correta em frente ao computador é a melhor maneira de prevenir dores nas costas e eventuais problemas de coluna e lesões músculo-esqueléticas», explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha Olhe pelas Suas Costas.

    O pescoço, a parte inferior das costas e os punhos são as zonas do corpo mais afetadas pela utilização inadequada de computadores, especialmente se esta ação for repetida e continuada, por longos períodos.

    Por outro lado, os profissionais cuja atividade implica movimentos repetitivos, manuseamento de objetos pesados e/ou longas permanências em pé, também devem ter atenção à postura.

    «Os operadores de máquinas, os trabalhadores da construção e profissionais das áreas dos serviços, como vendedores de loja, são dos mais afectados por estes riscos», explica o neurocirurgião.

    E acrescenta: «Nestas profissões, a utilização de calçado adequado pode ajudar a atenuar as dores, pois permite uma postura mais correta, mas o mais importante é mudar de posição com frequência e alternar os períodos de pé parado com curtas caminhadas para exercitar os músculos».

    Deve evitar-se o manuseamento incorreto de pesos e é importante a prática de exercício físico regular pelo menos 2 a 3 vezes por semana, sendo preferencial a realização de atividades aeróbicas, tais como a marcha, corrida, bicicleta ou natação/hidroginástica. Além disso, o controlo do peso e uma alimentação equilibrada são fundamentais.

    As dores nas costas são a segunda causa mais frequente das visitas ao médico. As doenças que afetam a coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física.

    Um estudo, realizado no âmbito desta campanha, indica que 28,4 por cento dos portugueses sentem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas.

    Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].