Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2012

    SECÇÃO: Local


    Ciclo de Conferências “(Re) Encontro com as Emoções”

    “Que as incertezas da vida

    nunca te tirem a certeza da tua força”,

    José Micard Teixeira, 17/12/2011

    foto
    Teve lugar em dezembro de 2011, na Biblioteca da Vila Beatriz, em Ermesinde, o Ciclo de Conferências “(Re) Encontro com as Emoções”.

    Há coisas na vida sobre as quais temos certezas, há outras, em relação às quais temos dúvidas. Quando se idealizou este Ciclo de Conferências, na sede da Essência Humana – Centro Terapêutico, situada em Águas Santas, estava-se longe de imaginar a repercussão que um programa esboçado num momento de inspiração repentino, iria ter e permitir uma experiência tão enriquecedora a nível pessoal.

    Foram cerca de 40 pessoas, aquelas que escolheram passar o sábado (ou parte dele) com a Essência Humana e os seus convidados.

    A Essência Humana convidou o escritor/life coach José Micard Teixeira e a violinista Noa, para se juntarem à equipa, neste dia especial. O convite ousado foi aceite de imediato por ambos.

    O Programa incluiu então uma incursão pelo Colorido Mundo das Emoções (da responsabilidade da autora deste artigo), uma viagem em torno do Reiki, como Terapia Complementar (da responsabilidade dos Mestres de Reiki Luís Melo e Filomena Peçanha), e da Massagem, destacando-se os seus benefícios para o bem-estar físico e psíquico (da responsabilidade do Luís Melo, na qualidade de massagista/osteopata), para além das recomendações inerentes à Alimentação dos Nossos Dias (nutricionista Helga Teixeira). Seguiu-se o rastreio de nutrição, a atuação da violinista Noa, tendo o dia terminado, com a palestra motivacional do José Micard Teixeira, que partilhou com a audiência a sua interessante fórmula para dar Sentido à Vida e autografou alguns dos seus livros.

    Os sorrisos, os aplausos e os abraços foram uma constante ao longo do dia, evidenciando que, com boa vontade e dedicação é possível proporcionar às pessoas interessadas, momentos de partilha, que podem ser memoráveis.

    O bastião da felicidade esteve então erguido durante todo o dia, afirmando-se como atitude perante a vida.

    A sinergia criada nesse sábado, faz pensar que, se todas as pessoas procurassem transportar consigo a serenidade e esperança experimentadas, adotando esta forma de encarar a vida e disseminando-a aos familiares, amigos e colegas… Se imperasse na pessoa a crença em si própria, na natureza humana e no poder que cada um tem de contribuir para um mundo melhor, um mundo no qual os sonhos funcionassem como bússolas, que nos indicam o caminho a seguir e as metas a atingir, certamente que tal se iria refletir na abertura à mudança, na maior capacidade para lidar com a frustração e na aceitação do mundo que nos rodeia. Talvez o segredo esteja naquilo que somos, ou queremos ser e menos naquilo que temos ou gostaríamos de ter.

    Agradecimentos, por fim, à Câmara Municipal de Valongo, pela cedência da acolhedora sala Multiusos da Biblioteca Vila Beatriz, em Ermesinde, e da respetiva área envolvente. Obrigada a todos aqueles que apoiaram esta interessante viagem!

    Por: Céu Gomes (*)

    (*) Psicóloga/Psicoterapeuta

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].