Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-01-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Foi lançado o FreeDOS 1.1

    O projeto FreeDOS lançou a versão 1.1 do seu software livre alternativo ao MS-DOS mais de cinco anos depois da versão 1.0 e quase dezassete anos e meio depois do lançamento do projeto. Os novos e atualizados componentes da versão 1.1 proveem suporte básico a controladores USB 1.1 de acordo com o padrão UHCI. Também é novo um driver PCI-IDE genérico que suporta transferências PIO e UDMA de modo que discos (P)ATA/SATA e drives de CD possam ser conectados. A versão incluída, 2040, do kernel do FreeDOS corrige um problema que existe no código para FAT32 do FreeDOS 1.0 que pode danificar o sistema de ficheiros. Outra nova adição é o programa flashrom, para realização de backups e atualizações da BIOS.

    Fonte: http://www.h-online.com/open/news/item/FreeDOS-1-1-released-1403272.html

    Anunciado Apache Hadoop 1.0

    A Apache Software Foundation anunciou o lançamento do Hadoop 1.0. «Base da computação em nuvem e no epicentro de soluções de 'big data', o Apache Hadoop habilita aplicações distribuídas com manipulação intensa de dados a trabalharem com milhares de nós e exabytes de dados. O Hadoop possibilita que as organizações armazenem, processem, gerenciem e analizem mais eficientemente e efetivamente em termos de custos os grandes volumes de dados a criar e coletar todo os dias. O Apache Hadoop conecta milhares de servidores para processar e analisar dados em velocidade supercomputacional."

    Fonte: http://lwn.net/Articles/474177/

    Lançamento do Gambas 3.0

    Os desenvolvedores do Gambas publicaram a versão 3.0 do seu ambiente de desenvolvimento em BASIC para Linux pouco antes do ano novo começar nos EUA. Eles cumpriram com a promessa de ter esta versão lançada ainda em 2011 :).

    O Gambas permite que os utilizadores escrevam aplicações numa versão extendida do BASIC que pode fazer uso de GUIs Qt4 ou GTK+, comunicar-se via D-Bus, manipular OpenGL e aceder a bancos de dados como MySQL, PostgreSQL e SQLite.

    Esta versão contém mudanças incompatíveis com Gambas 2, portanto as aplicações podem precisar de adaptação para correr no Gambas 3.0. Explicações das diferenças e exemplos de mudanças necessárias estão disponíveis em no site do Gambas.

    Fonte: http://gambasdoc.org/help/doc/release/3.0.0

    Drivers do Android incluídos no kernel 3.3

    O mantenedor do kernel do Linux, Greg Kroah-Hartman, recuperou os drivers do Android removido da área de staging do Linux 2.6.33 no ano passado e colocou-os de novo no seu ramo de desenvolvimento para a versão 3.3 do Linux kernel.

    O plano é que o kernel 3.3 seja capaz de arrancar um dispositivo Android sem patches adicionais - apesar de nem todos os patches estarem a ser trazidos automaticamente para o ramo principal de desenvolvimento. Por exemplo, o código WakeLock, que ajuda baterias de dispositivos Android a durar mais mas não é necessário para o arranque e não foi incluído.

    O grupo de trabalho "Consumer Electronics", da Linux Foundation, juntamente com o grupo da Linaro e vários desenvolvedores individuais, está a trabalhar com Kroah-Hartmann neste projeto. Tim Bird, presidente do grupo de Arquitetura, lançou o projeto "Android Mainlining" com o objetivo de coordenar o trabalho de integração de características do Android.

    Fonte: http://elinux.org/Android_Mainlining_Project

    Lançado oficialmente o 1º RC do siduction

    Ferdinand Thommes anunciou a disponibilidade do primeiro lançamento público do siduction, uma distribuição orientada a desktop e live CD/DVD baseada no Debian "unstable", através de fork recente do aptosid. A distribuição vem na forma de três imagens live CD/DVD separadas (para arquiteturas i386 e x86_64) com desktop KDE, LXDE ou Xfce.

    Fonte: http://distrowatch.com/

     

    Outras Notícias

    · Distros em linha

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].