Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-01-2012

    SECÇÃO: Local


    Tomada de posse dos novos corpos sociais da Casa do Povo de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Em cerimónia que decorreu no passado dia 3 de janeiro, nas suas instalações, tomaram posse os novos corpos sociais da Casa do Povo de Ermesinde, na presença de alguma entidades autárquicas, como o vicepresidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, a vereadora Maria Trindade Vale, maior responsável pelo pelouro da Ação Social, e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho.

    Compareceu também ao ato solene o presidente do Centro Social de Ermesinde, Henrique Rodrigues.

    A cerimónia foi presidida por Manuel Joaquim Pereira Moutinho, presidente da Mesa da Assembleia Geral que, na ocasião, salientou que este seria um triénio muito mais difícil para a Direção, muito por razões devidas a «práticas erradas recentes».

    O presidente da Mesa acrescentou: «Apesar do grito apelo à resistência, e faço votos sinceros que aqueles que nos governam ao menos mantenham um mínimo do Estado Social, que nos está a fugir por entre os dedos».

    E considerou ainda: «Temos necessidade de preservar os mais fracos e indefesos. Faço votos para que a Direção aguente o que é possível para se chegar a bom porto. 2012 será um ano difícil, mas se conseguirmos passar 2012, [os anos de] 2013 e 2014 serão anos mais fáceis».

    De seguida usou também da palavra o presidente da Direção, António Fernando Vasques, que após saudar os presentes (entre os quais teve uma palavra especial para o trabalho de José Neves na organização da contabilidade da instituição), considerou que a presença de todos era «uma satisfação e um estímulo ao trabalho de solidariedade», embora a Casa do Povo, em termos legais fosse classificada como uma pequena empresa, apresentando um quadro de pessoal de 11 colaboradores e desenvolvendo trabalho para várias dezenas de utentes, além da atividade do Rancho Folclórico de Ermesinde.

    Lembrando que as dificuldades do país se refletem na Casa do Povo, António Vasques considerou que seria muito difícil manter atividades sem o apoio das autarquias, para o que apelava aos autarcas.

    foto
    Fez depois um agradecimento aos dirigentes que saíram, destacando em especial Maria Augusta Moura (ex-tesoureira).

    A esta foi oferecido um ramo de flores pelas colaboradoras da Casa do Povo e o vogal do Conselho Fiscal Carlos Azeredo, em aparte, fez questão de recordar tempos passados em que, no Centro Social de Ermesinde, terá havido pessoas interessadas no casamento das duas instituições, pois do ponto de vista administrativo a Casa do Povo estava muito fragilizada por práticas descuidadas anteriores ao 25 de Abril.

    Augusta Moura terá sido mesmo importunada nesses tempos passados, pelo seu empenhamento na Casa do Povo, tendo valido então a intervenção de pessoas [de grande carácter] como Faria Sampaio e Joaquim Teixeira e só por isso «não foi mais atacada».

    O presidente da Casa do Povo de Ermesinde, António Vasques, avançou ainda ao nosso jornal que o grande sonho deste mandato era a instituição ter uma cozinha maior, que pudesse permitir a confeção de um maior número de refeições para distribuir a mais famílias, mas que, para isso, precisava do apoio da autarquia.

    CORPOS SOCIAIS:

    MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

    Presidente: Manuel Joaquim Pereira Moutinho - Sócio n.º 4;

    Secretária: Maria Lurdes Prazeres Almeida Ribeiro - Sócia n.º 78;

    Secretário: Joaquim da Silva Franco - Sócio n.º 65;

    Suplente: Maria José Pinto Sousa Teixeira - Sócia n.º 56.

    DIREÇÃO

    Presidente: António Fernando Vasques - Sócio n.º 7;

    Vicepresidente: Joaquim Jerónimo Pereira - Sócio n.º 72;

    Secretária: Celeste Dulce Ascensão da Silva – Sócia n.º 79;

    Tesoureira: Celeste de Jesus Patrício Gouveia da Rocha - Sócia n.º 83;

    Vogal: Maria do Rosário Rocha Botelho – Sócia n.º 63;

    Suplente: Manuel da Costa Coelho - Sócio n.º 67;

    Suplente: João Fernando da Costa Morgado – Sócio n.º 29;

    CONSELHO FISCAL

    Presidente: Abel Rodrigues Coutinho - Sócio n.º 41;

    Vogal: José Fernando do Amaral Pinto de Albuquerque - Sócio n.º28;

    Vogal: Carlos Agostinho Azeredo Almeida - Sócio n.º 3;

    Suplente: Maria Fernanda Gomes da Costa Queirós - Sócia n.º 12.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].