Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-01-2012

    SECÇÃO: Educação


    Deputado Honório Novo visita Secundária de Valongo

    Foto CDU/VALONGO
    Foto CDU/VALONGO
    No passado dia 8 de janeiro, e segundo informação da estrutura local da CDU, o deputado comunista Honório Novo esteve num mandato aberto na Escola Secundária de Valongo, onde se inteirou de diversos problemas que caracterizam a situação daquele estabelecimento de ensino. A escola em causa abriu em 1986 com capacidade para 30 turmas; presentemente, só no regime diurno funcionam 60. A população estudantil é de cerca de 1 800 alunos. Em consequência, todas as salas estão sobreocupadas, não existindo sequer uma sala de alunos.

    Após contacto com a Direção da Escola e visita às respetivas instalações, o deputado pôde ainda ficar a saber que o edifício escolar apresenta vários problemas, entre eles de canalizações, eletricidade, infiltrações e falta de iluminação. Por exemplo, no campo de jogos não há luz e, por tal facto, os alunos não podem fazer Educação Física no recinto após as 17h00. Como se não bastasse, o pavilhão gimnodesportivo, que foi construído após a abertura da escola, está em muito mau estado de conservação.

    De lembrar que existe um projeto para uma nova escola, dadas as manifestas limitações desta, mas as obras encontram-se suspensas (carta do Ministério da Educação de novembro de 2011). A situação torna-se mais gritante se pensarmos que, este ano, há na EB 2,3 de Campo duas turmas de Secundário, dada a incapacidade da Secundária de Valongo para acolher mais alunos, e que não foi feito na escola de Campo qualquer reforço de professores. Inclusive, na Secundária de Valongo foram despedidos docentes, ainda segundo a mesma fonte.

    O deputado Honório Novo, depois de tomar conhecimento desta realidade, prepara agora uma iniciativa na Assembleia da República sobre o assunto.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].