Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-01-2012

    SECÇÃO: Educação


    EB 2/3 D. António Ferreira Gomes – a solidariedade continua

    Fotos EB23DAFG
    Fotos EB23DAFG
    No âmbito da “Campanha de Solidariedade” da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, esta concorreu, no ano letivo 2010/2011, ao projeto “Energia com Vida, Escolas Solidárias, EDP Gás”, tendo sido, em Maio de 2011, distinguida pelo júri como uma das 10 “Escolas Solidárias 2010/2011”. G.U.N.A.S (Grupo Unido Na Ajuda Solidária) é a palavra-chave deste projeto. São mais de quarenta alunos, maioritariamente do 3º Ciclo, empenhados em ajudar o próximo, dando o seu contributo e mostrando total empenho numa atividade que se pretende, e se crê estar a conseguir, divulgar fora dos portões da escola.

    Assim, e pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa continua, cada vez com mais entusiasmo e adesão por parte dos alunos, professores, funcionários e comunidade educativa, a fomentar o espírito de partilha, promovendo a cooperação entre todos, para uma efetiva contribuição para a “erradicação da pobreza extrema”.

    Foi feito novo levantamento das famílias mais carenciadas que têm educandos a frequentar a EB 2/3 D. António Ferreira Gome, tendo-se solicitado a colaboração de toda a comunidade educativa e do comércio local. No dia 14 de dezembro realizou-se na escola uma “Feira de Solidariedade”, cujo objetivo foi obter uma verba que, juntamente com outros donativos, se destinou a adquirir bens alimentares e, assim, distribuir “Cabazes de Natal” a essas famílias.

    Foi possível contemplar com um “Cabaz de Natal” onde se incluía arroz, açúcar, massa, leite, achocolatado em pó, cereais, aletria, óleo, enlatados, pevide, bolachas, gelatina e bolinhos, 64 famílias, num total de 259 pessoas, tendo-se os encarregados de educação e respetivos educandos deslocado à escola em horário previamente estipulado.

    Paralelamente à distribuição dos cabazes, procedeu-se também à distribuição de vestuário e calçado, uma vez que muitos foram aqueles que nos trouxeram vários artigos em bom estado.

    foto
    É de referir a excelente colaboração de todos os diretores de turma, professores (com particular relevo para a professora Sandra Penides que, não se escusando a um pedido “mesmo em cima da hora”, idealizou e elaborou a faixa informativa da “feirinha”) e funcionários da escola, salientando aqui a assistente operacional Branca Costa, que, mais uma vez, se revelou incansável, não só na recolha e separação de todos os bens alimentares e roupas, como também no apoio à distribuição dos mesmos.

    Há também a referir toda a colaboração dada por: Hipermercado Continente, Instituto de Línguas de Ermesinde, Papelaria Cruzeiro I, Papelaria Alberto Sousa e Mercearia Palmira Barreto.

    As responsáveis por esta campanha de solidariedade sentem-se cada vez mais encorajadas a continuar com um gesto que, apesar de pequeno, tem trazido a várias famílias algum conforto. Entendem que esta iniciativa é mais uma maneira de honrar o patrono da escola, D. António Ferreira Gomes, que tanto fez em nome da Verdade e da Educação.

    E a todos os que tornaram possível a realização deste projeto dirigem um “Muito Obrigado!” e esperam poder continuar a contar com a generosidade e colaboração de todos, sobretudo neste tempo de crise pelo qual estamos a passar.

    As professoras responsáveis

    Maria Helena Ferreira

    Rosa Mary Manso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].