Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-01-2012

    SECÇÃO: Destaque


    Ao contrário da Redação de “A Voz de Ermesinde” maioria dos leitores manifestou-se em inquérito online contra o novo acordo ortográfico

    A edição online de “A Voz de Ermesinde” lançou em junho de 2011 um inquérito online pedindo aos seus leitores uma opinião acerca do novo Acordo Ortográfico.

    Encerrado em finais do ano, os resultados do inquérito não podiam ser mais evidentes, com uma clara maioria a manifestar-se contra o Acordo.

    De facto, a distribuição das respostas entre as várias hipóteses à pergunta: “Qual a sua opinião acerca do Acordo Ortográfico?” (cujas opções de resposta eram “contra”, “a favor”, “venha o diabo e escolha” e “não sabe, é preciso mais debate”) concluiu-se por uma maioria claríssima de 69% a escolher a resposta “contra”, sendo apenas 15% “a favor”, 11% tendo optado pela resposta “venha o diabo e escolha” e 3% considerado que não sabia, era preciso mais debate.

    A OPÇÃO CONTRÁRIA

    À DA REDAÇÃO

    Ao contrário da inclinação da maioria dos leitores, a Redação de “A Voz de Ermesinde”, depois de um processo alargado de debate em que solicitou os argumentos dos nossos colaboradores e dos nossos leitores, acabou por concluir, após discussão, favoravelmente à introdução do novo acordo ortográfico, tendo vindo a adotá-lo após o 25 de abril do ano transato, marcando também com essa data a importância que atribuímos ao assunto. Tudo isso ficou bem expresso nas páginas que então dedicámos a esta questão: http://www.avozdeermesinde.com/noticia.asp?idEdicao=211&id=6995&idSeccao=2209&Action=, publicadas no nosso número de 15 de abril de 2011.

    PONTO DA SITUAÇÃO

    Estamos, aliás em crer, que após um período de estranheza por parte dos leitores, a adoção entretanto mais generalizada aos órgãos de comunicação social, ao mercado da edição e aos contextos escolares, já permitiria hoje, ao mesmo inquérito, apurar resultados diferentes dos então registados. Mas não manipulamos a conclusão e ela é esta e foi óbvia: a maioria dos leitores pronunciou-se então no inquérito desfavoravelmente ao acordo ortográfico.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].