Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-01-2012

    SECÇÃO: Destaque


    ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VALONGO - ÁLVARO MENDES VAI TER RUA COM O SEU NOME

    Moção de homenagem a Álvaro Mendes

    foto
    Foi de caráter unânime, sendo ainda aprovada por aclamação, a votação a favor da “Moção de Homenagem a Álvaro Jorge Ferreira Mendes” apresentada por José Manuel Pereira do Grupo Municipal da Coragem de Mudar.

    Pelo seu interesse e aceitação generalizada, aqui deixamos integralmente, o seu teor:

    «Álvaro Jorge Ferreira Mendes, recentemente falecido, é o exemplo do paradigma do cidadão e desportista na mais elevada aceção do termo: exemplo de dedicação à causa eclética ao seu Clube de sempre – o Clube de Propaganda da Natação – que ele considerava como a sua segunda família, onde ingressou na década de 40.

    Álvaro Mendes viveu e sentiu, como poucos, a vida do Clube e da Freguesia que o acolheu. Ao Concelho de Valongo, deixou conselhos de dignidade e exemplos que consolidaram gerações de crianças, hoje homens e mulheres, para quem o Sr. Mendes prestava especial atenção, carinho e formação cívica e desportiva.

    Falar de Álvaro Mendes corre-se o risco de esquecer muito mais do que o que se nos lembra dizer. É que um homem destes não tem biografia oficial possível. Foge aos critérios correntes, violando as regras básicas dos compêndios.

    Nascido a 10 de Abril de 1926, em Paredes, praticou Natação, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica Educativa, Saltos em Trampolim e Voleibol. Contudo foi no Ténis de Mesa que como treinador, levou o nome de Ermesinde bem longe e bem alto. Conquistou 21 Títulos Nacionais. Fez campeões e fez homens.

    Foi dirigente da Associação de Ténis de Mesa do Porto e da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa. De ambas é Sócio de Mérito.

    Em 1991, no âmbito das Comemorações do 50º Aniversário do CPN, homenageando o Homem, o Dirigente e o Desportista, a Câmara de Valongo condecora Álvaro Mendes com a Medalha de Valor Desportivo em Prata Plaqueada a Ouro, conferindo-lhe a Direção do Clube o Título de Presidente Honorário do CPN.

    Nos últimos anos da sua vida, outras homenagens se lhe seguiram. A Câmara, o Concelho, a Cidade e o Clube prestavam o tributo ao Homem que é apenas e somente o triunfo da juventude que não amadurece, que resiste à erosão do tempo e às mutações cíclicas das modas sociais e desportivas.

    Neste âmbito e aproveitando a ocasião da realização em Ermesinde, de uma Sessão da Assembleia Municipal, 85 anos após o seu nascimento, o Grupo Municipal Coragem de Mudar, propõe que a Assembleia Municipal de Valongo, na sua reunião de 28 de Dezembro de 2011, delibere:

    1-Prestar homenagem a Álvaro Jorge Ferreira Mendes, através da atribuição do seu nome na Toponímia da Cidade de Ermesinde.

    2-Atribuír a Álvaro Jorge Ferreira Mendes, o nome da Rua recentemente aberta e que entronca com o cruzamento da Rua Miguel Bombarda e Rua de S. Lourenço, local junto à Casa onde viveu.

    Assembleia Municipal de Valongo, Ermesinde,

    28 de Dezembro de 2011

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].