Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2011

    SECÇÃO: Destaque


    SEIS PROJETOS DO SEGUNDO CONCURSO APROVADOS NO CONCELHO DE VALONGO

    ADRITEM promoveu cerimónia de entrega dos contratos de financiamento do PRODER

    Fotos ADRITEM
    Fotos ADRITEM
    A ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, realizou no passado dia 20 Dezembro, na Quinta do Barão, em Loureiro – Oliveira de Azeméis, a sessão pública de entrega dos contratos aos beneficiários com pedidos de apoio aprovados no âmbito do Eixo 3 do PRODER – LEADER, segundo concurso.

    Foram apresentadas, neste concurso, um total de 40 candidaturas, sendo oito delas provenientes do concelho de Valongo.

    No final, entre os 27 Pedidos de Apoio aprovados encontram-se seis referentes ao concelho de Valongo, embora tenha havido entretanto um projeto desistente antes da contratação final do apoio.

    Muito significativa entre eles é, naturalmente, a atribuição de apoio ao Município de Valongo, com um projeto de Conservação e Valorização do Património Rural – “Aqueduto dos Arcos – Reforçar pontes e recuperar memórias de Campo”, com um investimento elegível aprovado de 162 679,00 euros, ao qual foi atribuído o apoio consignado nesta rubrica (de 60%), um montante de 97 607,40 euros.

    Outro projeto concelhio aprovado na mesma rubrica – Conservação e Valorização do Património Rural – foi o da Banda Musical de S. Martinho de Campo – “Apoio para Aquisição de Novo Fardamento e Instrumentos” – com um investimento elegível de 26 807,60 euros, que com a participação de 60% do PRODER, teve um apoio no montante de 16 084,56 euros.

    Mas o projeto de maior dimensão aprovado neste 2º Concurso do PRODER em terras do concelho de Valongo foi, já no âmbito dos Serviços Básicos para a População Rural, a “Construção do Pavilhão Multiusos da Oficina D`Artes da Retorta”, apresentado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, com um investimento elegível de 288 580,00 euros, a que correspondeu, em termos do apoio consignado de 75% – nesta rubrica do programa PRODER –, um montante de 200 mil euros.

    Ainda além destes projetos, mas já noutra rubrica, “Criação e Desenvolvimento de Micro Empresas” foram contemplados as candidaturas da HomeEternity e da Estica a Brasa – Actividades Hoteleiras, Lda, mas esta última, entretanto, desistiu. O projeto da HomeEternity, “Empresa de Comércio por Grosso e Gabinete de Design e Marketing” tinha um investimento elegível de 269 469,06 euros, tendo recebido o apoio de 161 681,44 euros.

    Finalmente, na rubrica “Desenvolvimento de Actividades Turísticas de Lazer”, foi aprovada a candidatura da OK4U, de Alfena, “Quinta da Junceda, Desporto Ar Livre e Aventura”, que com um investimento elegível de 45 624,48 euros, recebeu um apoio de 27 374,69 euros.

    MESA DE HONRA

    DA CERIMÓNIA

    foto
    Na cerimónia foram entregues 18 contratos de financiamento, de um total de 27 Pedidos de Apoio aprovados correspondentes a um investimento total de cerca de 5,2 milhões de euros, a quase 3, 3 milhões de despesa pública e à criação de 42 postos de trabalho diretos em “Terras de Santa Maria”.

    Este é o investimento a adicionar ao resultante do 1º concurso com um montante de cerca de 3,3 milhões de euros de Investimento, correspondente a quase 2,1 milhões de euros de despesa pública e à criação de 19 postos de trabalho diretos. Estes projetos, quase na sua totalidade em fase de conclusão, foram também apresentados nesta iniciativa, felicitando os respetivos promotores.

    A mesa de honra foi presidida por Gabriela Ventura, gestora do PRODER, e constituída ainda pelo presidente da Direção da ADRITEM, Emídio Sousa, a coordenadora da ADRITEM Teresa Pouzada, um representante do Município de Oliveira de Azeméis – o vereador Isidro Figueiredo –, e o presidente da Direção da Associação Cultural e Recreativa de Loureiro, Manuel Figueiredo Pires, entidade beneficiária do 2º concurso e anfitriã deste evento.

    Emídio Sousa realçou a importância do Sub-programa 3 do PRODER, para a promoção do desenvolvimento sócio-económico das freguesias rurais dos Concelhos de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Gondomar e Valongo. Através deste programa, a ADRITEM tem apoiado a criação de alojamento turístico, empresas de animação, restaurantes e outras microempresas, autarquias, coletividades e pessoas em nome individual, permitindo que nestes locais em que a crise económica atual tem agravado as condições de vida da população, nomeadamente pelo aumento do desemprego, o apoio a estes investimentos consista na contracorrente desta realidade.

    A gestora do PRODER, Gabriela Ventura, felicitou a ADRITEM pelo bom desempenho e resultados obtidos, congratulando ainda os beneficiários do SP 3 do PRODER, pela coragem e espírito empreendedor, pelo que os principais responsáveis e atores do sucesso da dinâmica e desenvolvimento deste território. A responsável nacional pelo programa apelou ainda ao empenho na execução célere dos respetivos projetos, garante da justificação da importância deste instrumento e respetivo reforço financeiro.

    LANÇAMENTO

    DO 3º CONCURSO

    DO PRODER

    foto
    Nesta sessão decorreu ainda o lançamento do 3º Concurso, com a assinatura dos Avisos de Abertura respeitantes a cada ação. Foram divulgadas as condições do 3º Concurso relativo às Medidas 3.1 e Ação 3.2.1 do PRODER, que decorrerá entre 30 de dezembro de 2011 e 31 de março de 2012.

    Este concurso apresenta uma dotação de cerca de 1,5 milhões de euros de Despesa Pública, para o total de quatro ações do Sub-Programa 3 do PRODER, montante que deverá ser consideravelmente reforçado com a atribuição à ADRITEM da reserva de eficiência pela Autoridade de Gestão do PRODER.

    Os Avisos de Abertura de cada uma das ações, bem como outras orientações técnicas e informações relevantes, nomeadamente legislação, formulários e notas técnicas, incluindo as relativas à localização e delimitação geográfica dos investimentos, estão disponíveis no sítio da Internet do PRODER, em www.proder.pt, podendo ainda ser obtidos esclarecimentos recorrendo às FAQ também disponíveis naquele sítio, bem como no GAL ADRITEM, através do seu sítio em http://adritem.sitesedv.com/, através do telefone n.º 256 878 230 ou ainda através do email [email protected].

    Por: LC/ADRITEM

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].