Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2011

    SECÇÃO: Desporto


    Um olhar sobre o melhor e o pior do desporto local em 2011

    JANEIRO

    9 de janeiro: A crise dava sinais da existência no desporto do nosso concelho. Pela primeira vez em muitos anos a tradicional e popular Corrida de S. Silvestre de Ermesinde não se realizou. Dificuldades financeiras estiveram na origem da decisão do principal “patrocinador” do evento, a Câmara de Valongo. Com a intenção de minorar – ainda que de forma ténue – esta “perda desportiva” a autarquia levou a cabo a 1ª Estafeta Escolar Mista dos Reis/Munícipio de Valongo, na qual participaram 250 alunos de sete escolas do concelho, os quais num percurso de 1500m percorreram algumas artérias valonguenses.

    16 de janeiro: Depois de vencer em casa a Académica de S. Mamede por 22-10 o andebol do CPN sagrava-se automaticamente campeão regional de infantis masculinos.

    FEVEREIRO

    foto

    12 de fevereiro: Tal como na temporada anterior a equipa feminina do Clube Desportivo Palmilheira não foi além do último lugar na Zona Norte do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de andebol. Em 24 jogos realizados a turma ermesindense averbou 22 derrotas (!) e somente por duas ocasiões festejou vitórias. Muito pouco.

    26 de fevereiro: O andebol do CPN estava neste início de ano em estado de graça. Depois do título regional de infantis os seniores masculinos do emblema da nossa freguesia garantiam matematicamente a presença na fase final da Prova de Acesso à 3ª Divisão Nacional. Era a consequência natural de uma temporada que até aqui corria às mil maravilhas para o principal conjunto cepeenistas. Contudo, o sonho do regresso aos Nacionais iria morrer algumas semanas mais tarde na referida fase final.

    MARÇO

    foto

    19 e 20 de março: Porto de Mós é o local escolhido para a realização da 1ª etapa do Campeonato Nacional de hóquei subaquático de 2011. Entre as equipas participantes desta jovem modalidade em terras lusitanas encontra-se o não menos jovem Clube Zupper de Ermesinde, uma coletividade fundada em outubro de 2010 que faz do hóquei subaquático a sua modalidade rainha. E para uma primeira vez nestas andanças bem se poderá dizer que o desempenho do grupo ermesindense não foi nada mau, já quem em sete encontros disputados alcançou uma vitória, um empate, tendo sido derrotado por cinco vezes.

    ABRIL

    9 de abril: A equipa de seniores femininos do CPN falhava na última jornada (!) do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de basquetebol a qualificação para os play-off.

    9 a 17 de abril: Mais de sete dezenas de jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 20 anos de idade, participaram na 1ª edição do Ermesinde Open, uma prova de ténis levada a cabo nos courts da Vila Beatriz pelo Clube de Ténis de Ermesinde.

    14 e 15 de abril: A secção de andebol do CPN organizava nestes dias a 1ª edição do Torneio “Young Stars” destinado ao escalão de inicados masculinos. O Águas Santas levaria para casa o 1º lugar de um certame que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde, ao passo que a equipa da casa, o CPN, ficaria com o 4º e último lugar do torneio.

    foto

    25 de abril: 150 jovens oriundos de diversas escolas da nossa Cidade marcaram presença em mais uma edição da Corrida Juvenil “25 de Abril”, prova de atletismo organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde.

    MAIO

    1 de maio: Foi com uma igualdade a uma bola no reduto do Paradela que a equipa de futebol principal do Ermesinde Sport Clube concluiu a sua prestação na Série 2 do Campeonato Distrital da 1ª Divisão. Na classificação final os verde e brancos quedariam-se por um deveras modesto 10º lugar, bem longe dos lugares de subida a que se haviam proposto no início de época.

    27, 28 e 29 de maio: A Associação de Ténis do Porto escolhia o Complexo da Vila Beatriz para acolher o Campeonato do Douro Absoluto, prova pontuável para o ranking nacional do escalão de seniores. Nos courts ermesindenses evoluiram um total de 21 atletas, alguns dos quais pertencentes à equipa da casa, o Clube de Ténis de Ermesinde, que desta forma contatariam pela primeira vez com jogadores portadores de um elevado grau de experiência na modalidade.

    JUNHO

    4 de junho: O Formiga despedia-se sem honra nem glória do Campeonato Distrital de Amadores. Nos Montes da Costa a equipa ermesindense sofria nova derrota (desta feita ante o Nespereira) e terminava a prova no último lugar.

    11 de junho: A Associação Desportiva de Valongo assegurava, pelo segundo ano consecutivo, a presença na final-four da Taça de Portugal de hóquei em patins na sequência de uma vitória em Viana do Castelo sobre a Juventude local. Este era um prémio pela excelente temporada que a coletividade valonguense vinha fazendo não só nesta competição mas também no Campenato Nacional da 1ª Divisão onde obteve um magnífico 7º lugar. Na dita final-four da taça, realizada no dia 17 deste mês de junho o Candelária acabaria com o sonho do Valongo em chegar à final da competição e quem sabe... conquistar algo mais.

    13 de junho: Dia de decisões na Superliga Bilharsinde, prova de pool português nascida na nossa Cidade cada vez mais popular no universo bilharístico... nacional. A surpresa aconteceu no escalão maior do evento com o modesto Café Sport a arrecadar um impensável título de campeão ultrapassando na grande final o fortissímo conjunto da Academia Pedro Grilo. Café Quinta Amarela e Paraíso da Cidade também gravariam os seus nomes no “livro de ouro” da competição ao sagrarem-se, respetivamente, campeões das 2ª e 3ª divisões.

    17 de junho: Era o assunto mais aguardado da Assembleia Geral do CPN. A esmagadora maioria dos associados do clube dava “luz verde” à Direção liderada por Paulo Sousa para ceder a gestão do complexo desportivo cepeenista a uma empresa privada. Era no fundo a única solução para evitar o fim imediato do histórico CPN.

    JULHO

    foto

    16 a 23 de julho: Decorreu no vizinho Concelho da Maia mais uma edição do Maia Handball Cup, um dos mais conceituados eventos de andebol destinados aos escalões de formação. E no escalão de infantis o campeão seria o... CPN.

    SETEMBRO

    12 de setembo: Sem precisar de tirar os tacos das caixas o Café Sport levava para as suas vitrinas a Supertaça Bilharsinde, em consequência da desistência do Café Quinta Amarela.

    foto

    15 de setembro: Meio ano depois de ter sido encerrada por falta de verbas para a sua manutenção a piscina do CPN reabria ao pública. Estava assim tomada uma das primeiras medidas da Sentido Extra, a empresa responsável pela gestão do complexo desportivo cepeenista, no sentido de dinamizar e sobretudo revitalizar o clube de Ermesinde.

    foto

    18 de setembro: Surpresa das surpresas. Cansado das brincadeiras do futebol amador o Formiga decide que em 2011/12 vai participar – pela primeira vez na sua história – no Campeonato Distrital da 2ª Divisão. Uma prova mais «séria e competitiva», segundo os seus responsáveis, e onde se viriam a revelar – com o decorrer das jornadas – como uma das equipas sensação!

    23, 24 e 25 de setembro: Um ano mais os caminhos do basquetebol de formação vieram dar a Ermesinde, onde durante três dias decorreu a 12ª edição do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN, evento no qual participariam cerca de três centenas de jovens em representação de 14 clubes nacionais e internacionais.

    NOVEMBRO

    20 de novembro: A freguesia de Sobrado acolheu a 1ª prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, a qual seria ganha por dois galegos, mais precisamente Mauro González (setor masculino) e Isabel Castro (setor feminino).

    DEZEMBRO

    8 de dezembro: O Clube Zupper de Ermesinde é já de forma indiscutível um dos principais dinamizadores do hóquei subaquático em Portugal. Com o intuito de continuar a propagandear e sobretudo enraizar a modalidade na nossa Cidade este emblema organiza neste dia a 1ª edição do Torneio de Natal de Hóquei Subaquático de Ermesinde, evento que teve lugar na Piscina do CPN e que contou com a presença de seis equipas.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].