Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2011

    SECÇÃO: Local


    Plantar Valongo – mais três centenas de árvores na serra de Santa Justa

    Devem ser hoje, dia 10 de dezembro, plantadas mais de três centenas de árvores por voluntários na Serra de Santa Justa.

    Esta iniciativa é dinamizada pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com o CRE.Porto.

    A ação, com início no Parque da Cidade de Valongo, decorre das 9h00 às 12h30, período durante o qual os voluntários devem planta cerca de 200 árvores e arbustos de encosta (carvalhos, medronheiros, pilriteiros, folhados, etc.) e cerca de 100 exemplares de galeria ribeirinha (freixos, sabugueiros, etc.).

    A plantação decorre no âmbito do projeto local “Plantar Valongo – Floresta Autóctone”, com árvores e arbustos cedidos ao abrigo da iniciativa “FUTURO – projeto das 100 000 árvores na Área Metropolitana do Porto”. Esta iniciativa, promovida pelo cre.porto, prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100 000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20 280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos.

    A autarquia local afirma que a «reflorestação da Serra de Santa Justa é uma aposta clara da Câmara Municipal de Valongo».

    Entre 2007 e janeiro de 2011 foram plantadas mais de cinco mil plantas de diferentes espécies, como o sobreiro, medronheiro, carvalho, entre outras, envolvendo a comunidade em geral e a comunidade escolar local.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].