CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO
Atribuição de subsídio à União Ciclista de Sobrado levantou questões de equidade no concelho
Teve lugar no passado dia 6 de dezembro a reunião da Câmara Municipal de Valongo, cuja Ordem de Trabalhos seria naturalmente ultrapassada pelas questões relativas à retirada das competências financeiras a Arnaldo Soares, avocadas pelo presidente da Câmara, Fernando Melo, e ao ponto da situação do dossier relativo ao Plano de Saneamento Financeiro.
Fora essas questões – abordadas nas páginas seguintes –, destaque para o ponto sobre um Dia de Luto Municipal pelo falecimento de António Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Valongo, e para uma proposta, que se revelou controversa, de atribuição de subsídio à União Ciclista de Sobrado.
|
Foto ARQUIVO URSULA ZANGGER |
Fora o assunto quente das Finanças da autarquia, e a ratificação da declaração de um Dia de Luto Municipal pelo falecimento de António Oliveira – tendo sido aprovado que as bandeiras ficariam a meia haste durante o próprio dia 6 de dezembro, o assunto mais interessante da sessão terá sido a discussão acerca da atribuição de um subsídio (de cinco mil euros) à União Ciclista de Sobrado.
Nesta proposta apenas os vereadores da maioria votaram a favor, tendo-se abstido os vereadores do PS e votado contra os da Coragem de Mudar.
Esta força política pôs em causa a atribuição do subsídio pelo facto de esta coletividade não ter atividade de formação (condição que tem sido apontada como imperiosa para a atribuição de subsídios desportivos), dos sete atletas que tem, apenas um ser do concelho (Sobrado), ter sede em Paredes e não ter ninguém de Sobrado nos seus órgãos diretivos. Seria pois uma clara situação de favor, imerecida, relativamente a outras associações locais.
A importância de uma modalidade tão popular como o ciclismo em Sobrado pesou no sentido contrário.
Outros assuntos que estiveram na ordem do dia foram a atribuição de um subsídio ao Centro Cultural e Desportivo dos Funcionários da Câmara, questões relativas a transportes escolares (protocolo de disponibilização de transporte a celebrar entre a Câmara, Junta de Freguesia de Sobrado e Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Sobrado), cedência de instalações à Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, uma doação de documentos ao Arquivo Municipal de Valongo (aceitação), a retificação do caderno de encargos relativo ao concurso público de fornecimento de energia elétrica ao concelho, para as instalações de baixa e média tensão, e o Plano Municipal de Mobilidade Elétrica.
Por:
AVE
|