Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2011

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    Saiu o “BDJornal” # 28

    foto

    Foi recentemente editado o n.º 28 do “BDJornal”, que dedica grande parte das suas páginas a Tex, herói do western da autoria do italiano criado por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, motivadas entre outros motivos pela morte de Sergio Bonelli, filho de um dos criadores deste herói e seu editor, em fins de setembro deste ano.

    Neste número surgem uma “Entrevista com Fabio Civitelli”, de José Carlos Francisco, “Os Desenhadores de Tex – Introdução”, por J. Machado-Dias e “Os Desenhadores de Tex – Ensaios Biográficos (1), por J. Machado-Dias.

    Destaque também para uma entrevista com António Moreira, vereador da Cultura da Amadora, sobre o AmadoraBD, para uma história do brasileiro de ascendência japonesa Julio Shimamoto, do qual se publicam as dez página iniciais de Musashi, a história de um garoto japonês que se tornou samurai, e um monólogo biográfico sobre este auutor (por Wagner Macedo), um texto de João Miguel Lameiras sobre Vitor Péon, considerado «o mais produtivo autor português da sua época e que parece meio esquecido atualmente», uma biografia de António Cerveira Pinto, «um artista meteórico do início do século XX, falecido aos 16 anos, mas com uma atividade artística precoce e muito ativa, participando numa série de revistas que viriam a ser o berço do então emergente movimento modernista em Portugal, resultado de uma pesquisa de Leonardo De Sá, a publicação integral de “O Mensageiro no Deserto”, banda desenhada de Diniz Conefrey, de 1989.

    Ainda “ A Selva”, de Diniz Conefrey, “Censurado” uma BD com texto de Wilson Vieira e desenhos de Aloísio de Castro, “Extorsão”, outra BD com texto de Wilson Vieira, mas com desenhos de Daniel Brandão, “Apresentação de André Toral”, de J. Machado-Dias, “O Carrasco da Mooca”, uma BD com texto e desenhos de André Toral, “O Tradutor”, BD do mesmo autor, “Une Nuit de Pleine Lune” e “Vieilles Canailles – Integrale”, textos críticos de Pedro Cleto, “Razões do Desapreço da Expressão 9ª Arte, por Pedro Vieira Moura, “Visualidades – Dossier HQ, por Edgar Indalécio Smaniotto.

    Ainda “Viajantes de Papel na Lusofonia Gráfica (2) – África e Ásia”, de Osvaldo Macedo de Sousa, “Voyager”, uma entrevista com Rui Ramos, de J. Machado-Dias, e as notícias sobre o Festival de Comics de Barcelona 2011 e Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja 2011, por Diogo Campos. Finalmente, “Anipop Matsuri” #2, de Pedro Trabuco.

    Fonte: http://kuentro.blogspot.com/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].